sexta-feira, 26 de maio de 2006

Rui Costa

Os grandes são reconhecidos e recordados assim . Ou assim .Se dúvidas houvessem sobre a sua grandeza de carácter, acho que isto diz tudo...

quinta-feira, 25 de maio de 2006

O BOM FILHO A CASA TORNA

RUI COSTA

BEM VINDO A CASA CAMPEÃO

sábado, 20 de maio de 2006

Fernando Santos - o eleito


A partir de hoje, o melhor treinador do mundo.

Parabéns Sr. Veiga!

Asneira atrás de asneira. Renovação de Marcel, Fernando Santos como novo treinador (e logo com contrato de dois anos?!), Miccoli de malas aviadas, balneário completamente partido, internacionais não convocados, jogadores com anos de casa a serem dispensados e outros a dizerem que até nem se importavam de sair, etc, etc... E assim vai o meu Benfica!!!
Parabéns Sr. Veiga, é o que me apetece dizer. Conseguiu, finalmente, descobrir um treinador que vai ser um "yes-man", que não vai questionar nada do que lhe vão impor (dada a oportunidade concedida para treinar o melhor cube do mundo...), que não vai pensar por si, que, em suma, vai "comer e calar". Que nunca sentirá o seu lugar em perigo porque será a face visivel de um arranjinho de bastidores e, como é lógico, é sempre bom ter alguém que leve com toda a porrada por nós e nos deixe na sombra para fazermos todos os disparates que quisermos...
Era um incómodo ter um treinador da linha de Camacho, Erickson ou Humberto que têem personalidade, pensam por si próprios, não aceitam o que lhes é imposto e apenas e só querem depender do seu trabalho e não admitem que se imiscuam no seu trabalho. Alguém independente que apenas deva explicações ao que o Benfica tem de maior: os seus adeptos e a sua história! Os dirigentes, esses, são passageiros...
De Fernando santos apenas relembro uma façanha: foi o ÚNICO que, em Portugal, conseguiu NÃO ser campeão nacional com o Jardel no seu plantel...
Mas, pronto, é este o novo treinador do SLB, e será este que eu vou ter de apoiar para que aquilo que faça certo seja em maior numero que aquilo que vai fazer de errrado.
PS: Não sei qual é o sentimento dos meus outros colegas do blog "eterno Benfica", mas este post, á semelhança do anterior, e estas considerações, apenas me vinculam a mim. Vou rezar. Vou rezar muito para daqui a um ano estar a enfiar a "viola no saco" e vir aqui confessar o meu arrependimento e a injustiça do que aqui escrevi... Sinceramente, nada me daria mais prazer!!!
PS2: Sr. Veiga: se nesta época o Marcel não marcar 20 ou mais golos e o Benfica não for campeão, espero que perceba por si próprio que chegou ao fim da linha no Benfica. Porque até a nossa paciência (e olhe que andámos a levar com o Artur Jorge, Jupp Heynckes e outros que tais...) tem limites!!!!
BENFICA SEMPRE!!!!!

quinta-feira, 18 de maio de 2006

Desabafo

Estou desiludido.

São asneiras atrás de asneiras, e os nossos adversários a reforçarem-se.

Para começar, nem treinador temos. Nada. Ninguém que esteja a trabalhar na preparação da equipa para a próxima época ao nivel de análise de reforços e de jogadores a dispensar e/ou vender numa perspectiva técnica. Apenas empresarial, não é Sr. José Veiga?
Quer se queira quer não, existe uma diferença e, quanto a mim, grave, na preparação da nova época entre os três grandes: o porto accionou, como era de esperar, a cláusula que lhe permite ficar com o adriano (que lhes deu inúmeras vitórias e ainda a final da taça de Portugal), o sporting decidiu que não quer o koke (que apesar de ainda ter marcado uns golitos, não era nada de jeito...). Mas existe uma planificação. E nós? podemos ficar com o Miccoli a preço de saldo e parece que o estamos a escorraçar para o porto, mas em compensação ficamos com aquele matraquilho do Marcel que, em alguns 18 jogos com a camisola do Benfica, o melhor que conseguiu foi acertar no Hilário e falhar escandalosamente um golo feito, de baliza aberta, contra a Naval. Por esta encomenda vamos nós pagar 2,5 milhões de €.
Por outro lado existe uma evidente anarquia no SLB: é um guarda-redes, que nem no último classificado da terceira divisão do Ruanda tinha lugar, a vir mandar bitaites sobre um guarda redes internacional que foi injustiçado; é a novela Rui Costa que se promete arrastar mais um defeso; são os melhores jogadores a dizer que até nem se importavam de sair (Geovanni, Ricardo Rocha, Simão, Petit, etc...). Só pergunto no que dará isto tudo.
Das duas, uma: ou vem um treinador que tome o pulso á situação e tenha ideias muito concretas sobre o que quer e, acima de tudo, sobre o que não quer e não seja um joguete da administração da Sad, ou então, preparemo-nos para um ano de autêntica penúria, com atletas a chegarem no fim do estágio, a serem inscritos no último dia ou a jogarem a titulares ainda antes de terem sido apresentados a todos os colegas de equipa...

Relembro constatemente uma frase do Camacho: "Mais importante do que aquilo que se compra, é aquilo que podemos comprar e não compramos, porque não acrescentariam nada de novo ao plantel que já existe." Se esse grande treinador ainda cá estivesse, hoje não teriamos encomendas do género Marcel, Moretto, Marco Ferreira, Beto, Manduca ou Robert...

Apenas constatei factos. Quem negar que as coisas não estão bem, então que prove. Terei muito gosto em lê-los. Mas desde já aviso: se alguém defender a contratação do Marcel, deixo de dar credibilidade á potencial critica que me queiram endereçar.E acreditem, não foi fácil escrever o que escrevi. Foi até bastante penoso...

PS: o que foi escrito apenas me vincula a mim, Galaad, e não todas as pessoas que contribuem para o blog eterno Benfica. Foi o meu desabafo perante o caminho que o
Benfica está a levar...

terça-feira, 16 de maio de 2006

Campeonato do Mundo

Foi hoje divulgada pelo seleccionador de Portugal a lista dos 23 eleitos que, durante o mês de junho, terão a responsabilidade de defender as cores nacionais no Campeonato do Mundo na Alemanha. Nesses 23 jogadores estão incluidos 4 jogadores do Benfica (Quim, Petit, Simão e Nuno Gomes). A eles, os nossos parabéns pelo esforço desenvolvido que lhes permite estarem presentes neste certame.
Em perfeita consonância com o apelo de Luiz Felipe Scolari, também este humilde blog entende que é chegada a altura de deixar clubismos de parte assim como ódios de estimação por este ou aquele jogador e todos, sem exepção, unirmo-nos nesta cruzada de tentarmos trazer para Portugal o mais desejado de todos os troféus.
Que honrem a mais bonita das camisolas. Que tenham amor por Portugal e respeito pelos que cá ficam a sofrer por vocês. Que defendam a nossa pátria até ao fim das vossas forças. Sejam briosos. Tenham carácter e tudo surgirá com naturalidade, porque a capacidade e a qualidade estão bem presentes.
Felicidades a todos. Sem exepção.

FORÇA PORTUGAL. BOA SORTE SELECÇÃO.



Lista completa dos convocados:

Ricardo (Sporting)
Quim (Benfica)
Bruno Vale (Est. da Amadora)
Paulo Ferreira (Chelsea)
Miguel (Valência)
Ricardo Carvalho (Chelsea)
Fernando Meira (Estugarda)
Ricardo Costa (Porto)
Caneira (Sporting)
Nuno Valente (Everton)
Petit (Benfica)
Costinha (...)
Tiago (Lyon)
Maniche (Chelsea)
Deco (Barcelona)
Hugo Viana (Valência)
Figo (Inter)
Simão Sabrosa (Benfica)
Cristiano Ronaldo (Manchester United)
Luis Boa-Morte (Fulham)
Pauleta (PSG)
Nuno Gomes (Benfica)
Hélder Postiga (St. Etiénne)

segunda-feira, 15 de maio de 2006

O balanço – Como perder um campeonato.. em holandês


Já nenhum benfiquista, salvo raras excepções, recordará saudosamente o dia 5 de Julho de 2005, dia esse em que Ronald Koeman foi apresentado como treinador do Benfica para a época de 2005\2006.

Do primeiro, e único (a não ser que consideremos a taça do confronto de gigantes em Moçambique) troféu da época, ao descalabre, passariam apenas duas semanas. Uma derrota em casa por dois golos sem resposta, frente ao colosso Gil Vicente fez alguns dos mais iluminados encarnados exigir a demissão do holandês logo à 2ª jornada.

Nélson à esquerda, Géo na direita, três centrais, três médios defensivos, experiência atrás de experiência, Ronald Koeman teimava em não estabilizar na escolha de uma equipa base, qualidade que acabaria por manter até ao final da época. Pecou ainda na péssima gestão de recuros que fez, quer em termos físicos (e aqui há que responsabilizar a gabinete médico), quer humanos. Jornada após jornada, os jogades entravam desmotivados, sem garra, sem vontade de vencer, sem saber o que é defender a camisola do Benfica.

Salvavam-se aluguns jogos, principalmente os da Champions, que deram o tónico para a motivação que o treinador não dava, ou não sabia dar. Com a moral em cima, e com as vitórias sobre o Lille e no dragão frente ao Porto, o Benfica acabou por retomar a rota dos primeiros lugares. Mas a instabilidade falou mais alto, o Benfica não manteve o nível exibicional e Koeman revelavar-se-ia como um temeroso na hora das decisões..
Eis que uma estrondosa vitória frente ao Manchester Utd catapultou a equipa para uma série de 9 vitórias consecutivas no campeonato e taça, sempre sem sofrer golos. Já era possível vislumbrar o 1º lugar no horizonte.

Veio o Natal, e com ele os reforços de Inverno. Chegou também o jogo com o Sporting, que viria a ser o ponto crucial de viragem no campeonato. Motivados com a vitória, os lagartos dispararam rumo ao título (no campeonato deles, obviamente). Seguiram-se Leira, Nacional e Guimarães, e uma série de maus resultados. As vitórias frente ao Liverpool e ao Porto não escondiam a fragilidade da equipa nas competições internas. Fomos eliminados da taça (injustamente) e perdemos todas as hipóteses de chegar ao título. E a chama apagou-se em Barcelona, tinha terminado a época.

E na verdade, quem perde 18 pontos em casa não merece ser campeão. Quem tem o melhor plantel dos últimos anos e faz 67 pontos no campeonato não merece ser campeão. Quem não está uma vez na liderança do campeonato não merece ser campeão. Quem não tem um onze base à 33ª jornada não merece ser campeão. Ainda acham que o fcp não foi um justo campeão?

Há ainda uma questão por resolver – a questão do sucessor de Ronald Koeman. Espera-se que a direcção contrate um treinador conhecedor e competente, enquanto urge uma renovação no plantel.

Melhores dias virão. E pluribus unum.

domingo, 14 de maio de 2006

Nélson e Manuel Fernandes no Europeu de Sub-21













O defesa lateral Nélson e o médio Manuel Fernandes, jóias do Benfica, foram convocados para o Europeu de Sub-21, a realizar no nosso País neste mês de maio.
Destaque para a inclusão nesta convocatória de Ricardo Quaresma, que assim falha a presença na Alemanha, no Mundial 2006.

Aqui fica a lista completa dos convocados:

Académica: José Castro
Boavista: Diogo Valente
Bolton Wanderers: Ricardo Vaz Tê
Feirense: Semedo
Estrela da Amadora: Bruno Vale
Belenenses: Rolando
Penafiel: Bruno Amaro
FC Porto: Hugo Almeida, Paulo Ribeiro, Pedro Ribeiro, Raul Meireles e Ricardo Quaresma
Marítimo: Filipe Oliveira e Nuno Morais
PAOK FC: Daniel Fernandes
Benfica: Manuel Fernandes e Nélson
Sporting: Custódio, João Moutinho e Nani
U. Leiria: Lourenço
Vitória de Setúbal: Varela


Parabéns então aos nossos 2 meninos e que nos ajudem a conquistar esta importante competição.

sábado, 13 de maio de 2006

Foi bom sonhar

O Benfica disse adeus à possibilidade de se qualificar para a final da liga TMN. Depois de 2 vitórias caseiras, e duas derrotas fora, Benfica e Ginásio encontraram-se no pavilhão açoreana para a negra.
O Benfíca começou muito bem a partida, com Logan e Powell a dar espectáculo. Contudo, no final do 2º período o Ginásio fez um parcial de 14-0, e acabou por ir para o balneário a vencer por um ponto. Na 2ª parte, apostaram no forte jogo interior de Gentry, e nos jovens portugueses Reveles e Sing, que contribuiram grandemente para a vitória por 4 pontos de vantagem, apenas garantida nos último segundos.

Fica apenas a nota de que o Benfica podia, e devia, ter feito mais e melhor. Mas o Ginásio nao é uma equipa qualquer..

Gostava de apresentar o meu pedido de desculpas por não ter notíciado mais cedo este triste acontecimento. A verdade é que o basket era a minha maior esperança para esta época, e fiquei desiludidíssimo e incapaz de escrever alguma coisa sobre o que aconteceu. Mas há que estar presente nas vitórias e nas derrotas.
Por isso, os meus parabéns a toda a equipa, e ao treinador Carlos Lisboa por me terem feito sonhar, e por terem voltado a dar ao basquetebol do Benfica uma dimensão que fez lembrar outros tempos. Obrigado!

Nota (1) - Já hoje, a Ovarense ganhou 72 - 61 ao Ginásio no 1º jogo da final.
Nota (2) - Agenda das modalidades disponível na coluna direita do blog.
Nota (3) - Play-off's de futsal estão já aí!

sexta-feira, 12 de maio de 2006



Sá Pinto «não conta desportivamente» para Paulo Bento.
Confirma-se. Sá Pinto não entra nos planos de Paulo Bento, apesar de ontem ter manifestado vontade em jogar mais uma época pelos «leões». A confirmação surgiu ao final desta tarde pela própria voz do técnico.
Retirado de "A Bola on-line"
Idiota de merda!!! Manca-te para a vida!!! Já nem no Alvalixo te querem... A parte chata é que perdes a possibilidade de bateres o recorde do jogador que mais vezes foi expulso durante a carreira. Bom, se calhar é por isso mesmo que o paulo "risquinho-ao-meio" bento não conta contigo... como andas sempre castigado!!!
De certeza que os campos portugueses vão ser locais mais seguros para quem quer jogar á bola e os relvados vão agradecer a ausência do adubo que costumavas fungar!!!
Triste adeus para um miserável... rejeitado.

quarta-feira, 10 de maio de 2006

A grandeza também se vê assim


O Benfica é enorme. É um clube tão grande, tão grande, tão grande, mas tão grande, que até a final da Taça de Portugal se disputa no nosso campo de treinos!!!

Equipamentos 2006-2007


A loja oficial da Adidas no Estádio da Luz foi o local escolhido pelo Benfica com vista a apresentar os novos equipamentos para a temporada 2006/07. Perante quase todos os elementos do plantel “encarnado” (que fizeram questão de marcar presença no local), Simão e Nuno Gomes envergaram as duas novas camisolas. O nº21 vestiu o equipamento principal, tipicamente colorido a vermelho e branco, enquanto que o capitão envergou a camisola secundária, colorida em tons de bege, sendo o calção preto e as meias igualmente beges.

Lado a lado com os atletas, Luís Filipe Vieira e um dos principais responsáveis da Adidas na península ibérica apresentaram os novos trajes, sendo que o segundo ofereceu mesmo a camisola nº10 ao presidente do Benfica que gracejou, afirmando que estava encontrado «um reforço de qualidade». Vieira fez ainda questão de agradecer à Adidas pela «qualidade e beleza dos equipamentos».

Em nota divulgada à imprensa, a Adidas e o Benfica explicam que «além do equipamento oficial de jogo, surge, este ano pela primeira vez, a réplica da camisola de manga comprida, resultado dos vários pedidos efectuados pelos adeptos. Mantém-se também a réplica da camisola oficial para mulher, com um corte ajustado e feminino». Note-se que as réplicas das camisolas estarão à venda por 66 euros, enquanto que a réplica da camisola de manga comprida está disponível ao público por 69 euros.

O equipamento Benfica 2006/07 volta a integrar as mais avançadas tecnologias têxteis da adidas: ClimaCool (que oferece um controlo da humidade e também de ventilação) e ClimaWarm (que permite um isolamento térmico) proporcionam, desta forma, o aumento do rendimento dos jogadores, mantendo-os frescos, secos e mãos confortáveis.



Noticia tirada do site oficial.
Que as novas cores representem o regresso às vitórias. Pessoalmente gostei muito destes modelos, principalmente do alternativo...Inovador.

segunda-feira, 8 de maio de 2006

Palavra de lagarto!




Tenho a honra e o orgulho de poder dizer que sou amigo de muitos sócios e simpatizantes da "agremiação dos queques hipócritas de camisolas engraçadas" como o ilustrissimo Gwaihir definiu.
Pessoas essas que tenho em enorme respeito e não as revejo naquilo que vou postar. Porque a exepção confirma a regra e parece que existe um surto qulquer de "diz-que-não-disse" quando se assumem cargos ali para os lados do Alvalixio.
Senão repare-se (e por ordem das fotografias...):
O primeiro cavalheiro, mundialmente conhecido pelas notáveis fungadelas que emana do seu nariz em recintos desportivos, jurou a pés juntos que esta seria a sua última época enquanto jogador de futebol. Agora, e lá está o tal virus em acção, já se encontra em fase de introspeccção devido a algumas manifestações públicas de que foi alvo. Primeiro sintoma de que a palavra de um lagarto é forte como o aço...
Já o segundo, conhecido também mundialmente pelas suas semelhanças com uma avestruz, após ter perdido uma concorridissima assembleia geral que teve de ser adiada por falta de espaço (porque as avestruzes são como os pavilhões: ou se têm, ou não se têm...) disse, redisse e voltou a dizer que nunca seria candidato ás eleições que se seguiriam (conceito que ele também não percebe muito bem, já que para aqueles lados era coisa que não se via há 17 anos!!!). Pois. Foi candidato sim Sr... aqui, já o tal virus já se manifesta de uma forma muitissimo mais acentuada uma vez que já entramos no dominio da mentira.
Eleições essas que nos levam até á terceira personagem:
O advogado que ficou conhecido por defender um ex-jogador do Benfica e por ser a pessoa mais anti-benfiquista que o mundo já conheceu (nem o Sr. Nuno têm um ódio tão grande e tão visceral ao Benfica). Assim que se soube que a referida agremiação iria para eleições, pôs-se logo em bicos de pés e assumiu-se como candidato. O candidato pelo Çeportém, do romper com o passado, da estabilidade, do rigor financeiro (pois... lá isso são todos!!!) e, essencialmente, o candidato contra o Benfica. Jurou a pés juntos que levaria a sua candidatura até ao fim e não iria ceder a pressões nem a convites de outras potenciais listas. A cerca de uma semana, desistiu e já não foi a votos. Outra maneira de manifestação do tal virus: além dos mesmos sintomas da avestruz, este ainda consegue frustrar expectativas (boas ou más, eles lá saberão...) aos que neles acreditam e querem que vá até ao fim.
Resumidamente, meus amigos, é nisto que consiste a palavra de lagarto!!! Ou a falta dela...Veja-se o que durante anos os gestores "sérios e racionais" foram dizendo sobre a "desafogada", para eles, situação económica da referida agremiação. A saber que não confundo com palavra de sportinguista. O que é chato é que quem têm palavra de sportinguista ainda não faça parte da estrutura administrativa da "agremiação dos queques das camisolas engraçadas" e, por essas e por outras, é que nunca irão crescer e tornarem-se um clube reconhecidamente europeu e com estatuto internacional. A prova? Para eles serem (re)conhecidos na Europa do futebol é preciso dizer Sporting Lisbon, ou Lissabon, ou Lisbonne... A nós basta-nos Benfica!!!

Obrigado PSV !

Game Over para Koeman.
O Holandês acaba de anunciar em conferência de impresa que vai deixar o clube, rumo ao PSV Eindhoven, bem como a restante equipa técnica holandesa.

Saiu com dignidade, excedendo-se em elogios ao Benfica nas suas últimas palavras enquanto treinador do clube. A equipa do eternoBenfica deseja-lhe as maiores felicidades para o futuro.

Férias Antecipadas

Análise 0 a 10 dos jogadores do Benfica, no jogo com o Paços de Ferreira:


O Destaque: Manuel Fernandes (7) - Pareceu sempre o mais inconformado. Lutou sempre contra a apatia geral da equipa e foi dos únicos a ter momentos de alguma classe.
O seu primeiro golo nesta liga surge aos 38 minutos, num remate rasteiro de longe, portentoso e colocado. Um golão e uma boa exibição que permitem que saía deste campeonato de cabeça levantada.


Moretto (3) - Uma grande falha a manchar o seu jogo e com grande influência no resultado final...Apesar de não ter tido muito trabalho, e de não ter culpas nos 2 ultimos golos do Paços, o erro do 1-1 custa-lhe muitos pontos.

Luisão (5) - Desinspirado...como quase toda a equipa. Entrou de férias 45 minutos antes do fim do campeonato.

Anderson (5) - Pode-se dizer o mesmo a si do que se disse de Luisão...

Ricardo Rocha (5) - Um pouco mais empenhado que os colegas de sector, mas mesmo assim não deixa uma grande imagem final. Este sistema de 3 defesas feito em cima do joelho também não ajudou nada à prestação dos 3 centrais encarnados.

Léo (7) - Bem a defender, determinado a atacar, Léo foi um exemplo e saíu de campo certamente com a consciência tranquila. Merecia claramente um lugar nos 23 que vão representar o Brasil no Mundial 2006.

Beto (3) - Extremo-Direito??? Beto jogou a extremo-direito...Está tudo dito. Apesar de tudo a culpa não é dele, mas de quem o pôs lá a jogar.

Petit (6) - Lutou, esteve sempre esforçado e foi dos melhorzinhos. Tivessem todos corrido como ele e não teríamos saído da mata real com 3 no saco.

Karyaka (5) - 5 meses depois voltamos a ver Karyaka a titular. E não jogou nada mal. Teve acção decisiva no golo de Manuel Fernandes até...ser substituído.

Manduca (5) - Não foi dos seus jogos mais conseguidos. Mas Koeman chegou ao fim do campeonato sem perceber que Manduca não é nº10...

Miccoli (5) - Sempre abandonado lá na frente. Entre ele e o resto da equipa estava um fosso gigantesco e assim é muito dificil. Miccoli não é ponta-de-lança. Mais um dos equivocos de Ronald Koeman.
Mesmo assim foi tentando e apareceu muitas vezes cá atrás para vir buscar jogo.

Mantorras (3) - Entrou aos 60 minutos e pouco acrescentou à equipa. Apareceu também num período de desnorte colectivo.

Marco Ferreira (4) - Muito esforçado, entrou melhor que Pedro Mantorras...E fica no ar a questão, com M.Ferreira e Simão no banco, porque carga de água é que jogou Beto nesta posição?

Marcel (2) - Entrou aos 75 minutos para fazer um remate para a linha lateral (!) e perder uma bola infantilmente quando ía isolado.

domingo, 7 de maio de 2006

Miserável adeus... e até para o ano!!!

Era imperativo vencer. Por vários motivos: para podermos aproveitar uma eventual escorregadela do sporting em casa com o Braga, pelo prestigio, porque a imagem que fica é sempre a última, porque somos o Benfica e o Benfica deve ganhar sempre. O que se passou hoje na Mata Real foi mau demais: equipa sem chama, sem alma, sem vontade, uns a pensarem em férias e outros no Mundial e, consequentemente, a esquecerem-se de quem lhes paga os ordenados.

A equipa escalada por Koeman foi: Moretto, Ricardo Rocha, Luisão, Anderson, Leo, Petit, Manuel Fernandes, Beto, Karyaka, Manduca e Miccoli.

Infelizmente a história do jogo conta-se em poucas palavras: na primeira parte houve um equilibrio total entre as duas equipas. Monotonia apenas quebrada pelo formidável remate de Manuel Fernandes que deu origem ao nosso golo (0-1). Contra a corrente do jogo na altura, diga-se. De resto, nenhum dos guarda-redes teve de efectuar uma defesa digna desse nome, e apenas um remate de Miccoli sobre a barra deu ao jogo alguma vida. Ainda alguém me há-de conseguir explicar a enervante mania do Koema de tentar fazer do Beto armador e pivot do jogo atacante do Benfica... Se for para destruir o jogo do adversário, ainda vá, mas pedir ao homem que resolva com grandes passes e fabulosas desmarcações é que já é pior...

A vencer ao intervalo, o Benfica entrou na 2ª parte convencido que o mais dificil já estava feito e seria de esperar pachorrentamente pelo apito final do árbitro que a vitória não fugiria. Puro engano.
O Paços de Ferreira, equipa que se encontrava numa situação dificil, começou a fazer pela vida e foi assumindo aos poucos o controle da partida. Aos 49 minutos, Moretto deu, porventura, o maior frango da vida dele. Numa bola aparentemente controlada, ele deixa-a passar por baixo do corpo, isolando assim o jogador do Paços que, de ângulo dificil, a mete na nossa baliza. Estava feito o empate.

A partir daqui só deu Paços, e nem as entradas de Mantorras e de Marco Ferreira vieram alterar o curso do jogo, pelo que o 2º golo (remate imparável sem hipótese para Moretto) não surpreendeu ninguém. No terceiro golo, abriu-se uma verdadeira auto-estrada desde o nosso meio campo até á nossa baliza que foi aproveitado pelo Paços para fixar o resultado final em 3-1. Nessa altura já Marcel se encontrava em campo.
Em suma, exibição paupérrima do Benfica, 3º lugar, e lá vamos á pré-eliminatória da Liga dos Campeões para o próximo ano.
PS: da próxima vez que gozarmos com o Ricardo e com as suas frangalhadas, devemos de olhar primeiro para quem está a defender a nossa baliza...

Ultimo Cartucho


Hoje queima-se o ultimo cartucho no que à Liga Portuguesa diz respeito. O Benfica desoca-se a Paços de Ferreira com algumas expectativas de ainda alcançar o 2ºLugar, sendo que para isso necessita de vencer os canarinhos e torcer por uma derrota caseira do Sporting, frente ao Sporting de Braga.

Ronald Koeman pode hoje comandar a equipa pela ultima vez oficial, visto que está em negociações com o PSV Eindhoven. Para a 34ªJornada regressam Simão e Nuno Gomes aos convocados, apesar de apenas o capitão ter hipóteses de iniciar o encontro, naquela que deve ser também a sua despedida do Glorioso. Karagounis está castigado e João Coimbra voltou à equipa B, depois do seu primeiro jogo pela equipa principal do Benfica, na jornada passada. Geovanni e Robert continuam de fora por opção.

Convocados:

Guarda-redes - Moreira e Moretto

Defesas - Anderson, Luisão, Léo, Nélson e Ricardo Rocha

Médios - Petit, Manuel Fernandes, Beto, Karyaka e Marco Ferreira

Avançados - Mantorras, Marcel, Simão, Nuno Gomes, Manduca e Miccoli

Esperemos então por uma surpresa em Alvalade e que o Benfica cumpra as suas obrigações frente aos aflitos Paços de Ferreira, para podermos ainda evitar o 3ºPosto. Mas se não for possivel resgatar o 2ºposto, ao menos que os nossos jogadores terminem com dignidade e vençam pelo Benfica, de forma a saírmos desta liga de cabeça bem levantada.

E Pluribus Unum

sexta-feira, 5 de maio de 2006

Reforço de Primavera

Marcel é o primeiro reforço do Benfica para a próxima época. Luis Filipe Vieira já afirmou que o Benfica accionaria a cláusula de opção establecida aquando do empréstimo.

O brasileiro, de 23 anos, ex-internacional sub-23 pelo seu país, tem sofrido de falta de oportunidades. Prova disso, são os poucos minutos que jogou pelo Benfica em meia época. O número 19, que marcou nove golos na Liga Betandwin - todos ao serviço da Académica, já mostrou qualidades, e provou que sabe fazer mais e melhor. É um grande jogador, uma óptima aquisição.

Miccoli deve ser o senhor que se segue, esperemos.

terça-feira, 2 de maio de 2006

Porque recordar é viver ...

Photobucket - Video and Image Hosting

Faz hoje 44 anos que o Benfica se sagrou bi-campeão europeu de clubes! A 2 de Maio de 1962, em Amesterdão, o Benfica derrotou por 5-3 o grande Real Madrid de Puskas e Di Stéfano, com golos de Coluna, Cavém, José Águas e Eusébio (que bisou), e era na altura a equipa mais poderosa do planeta.

Na foto podem ver-se Eusébio, Bella Gutman e Coluna, três dos grandes pilares desse Benfica inesquecível... Eu acredito que a "orelhuda" vai voltar às vitrines da Luz. Porque é o sonho que comanda a vida, e ser do Benfica é sonhar alto!

Experiências - tarde demais



Podia ter dado para o torto. Limitado na defesa pelas lesões de Nélson e Alcides, Koeman decidiu apostar num sistema de 3 centrais para o jogo com o Setúbal. A sua intenção era clara - o Benfica defenderia com 4 jogadores, mas quando em situação ofensiva, Léo subia no terreno deixando a linha defensiva com apenas 3 homens, obtendo com isso profundidade nas alas. Assim, actuaram: Moretto, Anderson, Luisão, Ricardo Rocha, Léo, Marco Ferreira, Petit, Manuel Fernandes, Beto, Manduca e Miccoli.


Nos primeiros 15 minutos, o Setúbal pareceu querer dar réplica ao domínio do Benfica. Contudo, a partir daí, o Benfica dominou exacerbantemente, tendo criado diversas ocasiões para marcar. Eis que, aos 25 minutos, Anderson marcou de cabeça, na sequência de um canto apontado do lado esquerdo do ataque por.. Miccoli. Foi o 4º golo no campeonato do central que completou 26 anos na passada 5ªfeira. Duplo-parabéns!


Desde então, os encarnados nunca mais perderam o controlo da partida, e desperdiçaram inúmeras ocasiões de golo. Marco Ferreira, novidade no onze, foi dos mais inconformados e fez por merecer esta oportunidade.. apesar das suas limitações técnicas serem mais que evidentes. Pena que, aos 62 minutos, Koeman tenha decidido substituí-lo por Karagounis, despoletando uma quebra na prestação da equipa. Já frente ao Nacional Karagounis tinha actuado descaído para uma das alas, ficando privado de utilizar o que de melhor tem no seu jogo – capacidade de pautar o jogo e segurar a bola. Erro crasso de Koeman.



Destaque ainda para os míudos que jogaram esta partida. João Coimbra, jogou 5 minutos, e não teve tempo de tocar na bola. Já do lado do Setúbal, Carlitos (titular) e Hélio Roque (suplente utilizado), ambos emprestados pelo Benfica realizaram exibições medíocre. Quem não pode exibir-se ao seu nível, foi Mantorras, que apenas entrou aos 81 (!) minutos.

Acaba por ser uma vitória justa, que merecia números mais expressivos.

Fazendo contas, só com uma derrota do Çporting em casa com o Braga (contamos contigo Ricardo! =D ) é que o Benfica poderá lograr classificar-se directamente para o Champions League da próxima época.

segunda-feira, 1 de maio de 2006

Serviços Mínimos

Análise 0 a 10 dos jogadores do Benfica, no jogo com o Vitória de Setubal:


O Destaque: Anderson (7) - Da sua cabeça saíu o unico golo do encontro, num portentoso disparo de cabeça na sequência e um canto batido por Miccoli.
Como se não bastasse Anderson esteve sempre concentrado e raramente se deixou antecipar, excepto num lance em que a velocidade de Sougou o deixou para trás.


Moretto (6) - O guarda-redes brasileiro não teve uma tarde de muito trabalho, mas quando chamado a intervir revelou alguma falta de confiança.
Apesar de 1 ou 2 deslizes Moretto não comprometeu a equipa, daí o 6.

Luisão (6) - Tarde sem grande trabalho, pois o ataque dos sadinos poucos problemas criou. Esteve certinho como sempre, e não revelou problemas no jogo aéreo. Ajudou a sair da monotonia quando levava a equipa para a frente. Não deslumbrou, mas cumpriu.

Ricardo Rocha (6) - Tal e qual Luisão, não deslumbrou mas cumpriu. Ficou na retina um belo corte de cabeça ainda na 1ªParte.

Léo (7) - Mais uma actuação de excelente qualidade e entrega. Mais liberto de tarefas defensivas, graças ao sistema de 3 centrais imposto por Ronald Koeman, Léo teve mais liberdade para tarefas ofensivas. Foi um autêntico quebra-cabeças para os defesas contrários e quase marcou num lance de notável técnica e oportunismo. Auri negou-lhe o merecido golo.

Beto (5) - Certinho a defender, mas como sempre limitado a atacar. Estanca o jogo adversário, mas com ele em campo o Benfica perde capacidade ofensiva. Fez um jogo razoável, para o que lhe era pedido.

Petit (6) - A raça e a entrega de sempre, mas pareceu também um pouco contagiado pela letargia que tem vindo a afectar a equipa nestes ultimos tempos...

Manuel Fernandes (6) - Está em bom momento de forma. Ganha muitas bolas a meio-campo e leva a equipa para a frente com classe...No entanto o sistema de 3 trincos não o beneficiou nada e influenciou negativamente a sua performance.

Marco Ferreira (6) - Sempre esforçado, mostrou que merecia ter tido mais oportunidades ao longo da época. Teve bons apontamentos e podia ter feito o golo, mas Rubinho negou-lho. Com a sua substituição pelo grego Karagounis, a equipa perdeu algum do seu fulgor.

Manduca (6) - Está em bom momento de forma, tem sido dos melhores nas ultimas partidas. Apesar de as oportunidades que cria e dos bons apontamentos, peca por falhar muitos golos...Tornam-se constantes os falhanços de golos que parecem quase certos...
Trabalhando este pormenor pode tornar-se ainda mais importante para a equipa.

Miccoli (6) - Dinâmico, transpira classe. No entanto, sozinho na frente de ataque não se lhe pode pedir mais. Apesar de tudo teve uma excelente oportunidade para marcar que acabou por falhar em frente ao guarda-redes, num lance que foi mal-anulado por fora de jogo.
Acabou substituido por João Coimbra a 4 minutos do final.

Karagounis (3) - Não acrescentou nada de útil à equipa...Acabou por actuar a extremo-esquerdo, o que não o ajudou. Pergunto-me para quando uma oportunidade a titular, na sua posição de origem. Esta época já não será, pois viu o 5ºamarelo e cumprirá suspensão na ultima jornada, em Paços de Ferreira.

Mantorras (-) - 9 minutos em campo, numa altura em que o SLB já só defendia o 1-0. Merece mais oportunidades a titular, ou pelo menos entrando em campo, sem ser para jogar 10 minutos.

João Coimbra (-) - Não tocou na bola. No entanto valeu pela estreia do miudo com a camisola do Benfica. Que tenha sido a primeira partida de muitas.