segunda-feira, 3 de março de 2008

Acção-Reacção

Gostei.

Posso dizer que gostei do jogo de ontem. Apesar do Benfica se apresentar desfalcado, posso dizer que quase todos os nossos jogadores estiveram bem acima do que eu esperava. Sem quatro elementos importantes que jogam pelo centro do terreno, o Benfica conseguiu mostrar ao Sporting o porquê de estar em 2º. Foi merecido.

Apesar de ter gostado, não significa que o jogo tenha sido espectacular. Em muitos momentos, parecia um derby do campeonato escocês, assim um Celtic-Rangers. Digo que gostei pois sempre que o Sporting atacava ou tinha um ascendente no jogo, o Benfica sabia e conseguia reagir, anulando essa vantagem leonina, demonstrando garra, atitude e por vezes bom futebol. O querer e a vontade que os jogadores mostraram ontem foi muito importante. Agora imaginem esta equipa quando estiver na máxima força.

O Sporting entrou melhor, mais forte, com várias jogadas de perigo, a maioria do lado esquerdo, obrigando Quim a boas intervenções no início. O que me continua pasmar é a falta de ineficácia daquele central que temos, o Edcarlos. Quando a bola está perto dele é o pânico, o caos. Afinal ele é mesmo mau com os pés. Após o golo assistimos a um claro domínio do Benfica, encostando o Sporting na sua área. Pela primeira vez em algumas semanas, consegui ver o meu clube a trocar a bola pelo chão, fazendo mais de cinco passes seguidos. Não foi portanto de estranhar o empate conseguido por Cardozo após centro de Rui Costa (que grande jogo fizeram estes dois). Não segunda parte o jogo apresentou-se mais equilibrado, sendo que os últimos minutos foram de aperto, em particular pela expulsão de Nélson. Mas conseguimos defender bem o resultado até final.

Concluindo, ficamos com cinco pontos de vantagem sobre o Sporting que na prática são seis, pois em caso de empate pontual no final da época, temos a vantagem de termos empatado fora com golos (0-0, na Luz). Por isso, o resultado foi muito bom.

Mas um dos motivos que me leva a escrever este post é a já habitual vitimização dos sportinguistas. Vamos aos lances:

1º Na Luz, na primeira volta, fizeram escandaleira por causa do pretenso penalty do Katsouranis por uma possível mão na bola, quando o grego tinha o braço completamente encostado ao corpo. Ontem, o Veloso tinha o braço afastado do corpo quando joga a bola com a mão. Penalty? Claro que não!

2º O magnífico lance de Cardozo e António Leonel. Na Luz, na era Trapattoni, João Pereira fez fita naquele célebre lance com Hugo Viana. Ontem em Alvalade, Tonel foi "barbaramente agredido". Tudo bem. Desde de que digam que Tonel entra de forma violenta no início da jogada...

3º O penalty sobre o Vukcevic. Ninguém se lembra de dizer que o Léo sofre falta do início da jogada, mas isso não lhes convém.

4º Mais um penalty, possivelmente o 952º que não foi assinalado esta época a favor do Sporting. Desta vez foi Katsouranis a puxar o Purovic (gostava só de saber como é que o grego o puxa quando tem os braços ao longo do corpo, mas pronto)...

5º A expulsão do Nélson. Foi mais um momento de inspiração de Celsinho. Uma espécie de Andrés Diaz do Sporting.

Depois de tanta palhaçada, fiquem com a ficha de jogo.

Ficha de jogo

Bwin Liga - 21ª jornada
Estádio José de Alvalade, Lisboa
Assistência: 40 659 espectadores
Árbitro: Paulo Paraty (AF Porto)

Sporting CP

Rui Patrício; Abel (Purovic, 76 min), Tonel, Polga e Grimi; Miguel Veloso, Pereirinha, Izmailov (Celsinho, 70 min) e João Moutinho (cap.); Vukcevic e Tiuí
Suplentes não utilizados: Stojkovic, Pedro Silva, Adrien Silva, Farnerud e Gladstone
Treinador: Paulo Bento

SL Benfica

Quim; Nélson, Katsouranis, Edcarlos e Léo; Binya, Maxi Pereira, Di Maria (Sepsi, 74 min), Rui Costa (cap.) (Luís Filipe, 90 + 6) e Cristian Rodriguez (Zoro, 87 min); Cardozo
Suplentes não utilizados: Butt, Mantorras, Adu e Makukula
Treinador: José Antonio Camacho

Disciplina: Cartão amarelo a Abel (60 min), Gladstone (61 min), Grimi (62 min) e Purovic (89 min); Katsouranis (54 min) e Binya (67 min). Cartão vermelho a Nélson (76 min)

Marcador: 1-0 por Vukcevic (10 min); 1-1 por Cardozo (38 min)

Melhor em campo: Binya (SL Benfica)

6 comentários:

Coluna dÁguias Gloriosas disse...

Também gostei

A estocada final fica para 16 de Abril para a taça

Nos lances ainda bem que falas no lance do Miguel Veloso

É que ainda só vi o Jorge Coroado dizer na TVI que foi penalti, na Bola e Record nada vém

Pior que isto NINGUÉM NO BENFICA ainda veio falar neste penalty do Veloso

É por estas e por outras que tenho saudades do Veiga, fdse ninguém defende o clube na praça pública porra pra isto

O 5ºclassificado vai agora que ficou conhecido o sorteio da taça de portugal fazer o máximo de pressão sobre o próximo árbitro da meia-final da taça

Estou para ver o que o Benfica vai fazer e dizer

A lagartada tém que ser desmascarada!

Espero que ponham no balneário da Luz as declarações dos répteis dizendo que não ganharam por causa do árbitro.....

Que o Glorioso vá ao Circo do Alvaláxia dar uma lição de futebol é o que peço a Camacho e aos jogadores

Anónimo disse...

eu tb gostei do jogo e digo mais que grande exibição do Bynia... o miúdo tem que ser titular... no lado direito nem Nélson nem Luís Filipe têm um rendimento suficiente e que tal apostar agora no Zoro (repararam nos lançamentos dele - ainda tem mais força que o Bynia)... Mais uma boa exibição de: Quim, Leo (que vai embora e o FCP pode infelizmente ser uma realidade), Bynia, Rui Costa, Rodriguez e Cardozo... Quanto ao Edcarlos, eu acho que ele não esteve mal... eu lembro-me que ele no inicio do jogo deu o corpo á bola num remate perigoso do defesa do Sporting... já para dizer que a culpa no golo ñ é só dele (Nélson, Quim e Katsouranis podiam fazer mais) ... o miúdo é esforçado e é jovem e tem margem de progressão ... mas neste momento ele é um suplente útil - ñ tem qualidade ainda para jogar no SLB...
O Benfica esteve bem - á excepção dos primeiros 20 minutos e depois com a expulsão do Nélson (exagerada - foi mais fita do Celsinho)... finalmente vi melhores passes e alguma identidade de jogo... destaco tb mais uma má exibição de Maxi Pereira e Di Maria (já merecem o banco)... Que falta faz o Diego Souza ...

Força Benfica

Rebel Yell disse...

Devo ser dos menos felizes da vida com um empate com o sporting...É verdade,jogámos melhor que os ultimos 3,4 jogos..sem duvida.Ainda assim,deixámos que o Sporting em muitos momentos se superiorizasse em demasia,temos de ver que sem Romagnoli e Liedson,esta era uma oportunidade,para vencer um clube,que anda fragilizado (mais que nós até),até porque da próxima se jogar o Luisão e o Liedson,já sei como acaba a estória,mas enfim..Soube a pouco,apesar de o Sporting ter sido um pouco superior (à conta da expulsão do nélson,que nos obrigou a recuar demasiado).

Rebel Yell disse...

Uma palavrita sobre o Gladstone,tremendo central,n joga um unico minuto,ainda assim consegue ver o amarelo..

Anónimo disse...

Há meia dúzia de questões que ainda não vi focada na blogosfera e que me parece deveras importante.
Quem era o realizador que fez o jogo?
Habilidoso, sem dúvida. Repetiu até à exaustão o lance entre Purovic e Katsouranis, a ver se encontrava o grego a soprar nas costas do cepo montenegrino; nem uma repetição deu sobre a falta que começa a jogada do penálti que faz os lagartos chorar. Como esta, houve mil e uma situações.
Segunda questão: porque é que não contratamos um ex-atleta olímpico de mergulho para pôr os nossos craques a moutinhar? Quando sentiu o Jackie Chan Grimi na sua direcção, o Rodriguez só tinha era que mandar-se para o chão agarrado ao pescoço e aos urros. Criava-se uma expulsão ou um caso. E o mesmo devia ter feito o Cardozo na entrada do António Leonel sobre o seu joelho direito. E quem se queixou foi esse gajo com ar de lombriga com um mínimo toque do Tacuara.
Terceira questão: quando é que alguém dá instruções ao Seara no programa dos marretas da SIC Notícias? O lagarto ressabiado vai para lá de olhos raiados de sangue e o gajo responde-lhe com o penálti da primeira volta sobre o Adu e encolhe os ombros. Parte da política de comunicação do nosso clube passa por isto. Os lagartos já começaram a pôr os árbitros sob pressão para o resto da época - e temo que sejamos violentamente gamados quando lá formos jogar para a Taça. Depois, é ouvi-los dizer "e no jogo do campeonato?". Uma mentira repetida muitas vezes torna-se verdade.

Tenho dito. Saudações benfiquistas.

Cristina disse...

O Benfica jogou bastante melhor do que esperava com uma equipa remendada. Já é hábito entrarmos tão mal e ficarmos a cheirar a bola. Parece que só acordamos quando levamos uma batata. E, claro, era inevitável que fosse pelo lado direito já que o Di Maria/Maxi deixava sempre o Nélson ao deus-dara.

Nem me vou dar ao trabalho de comentar os supostos penalties... O sporting já começa a ser perito nisto e, possivelmente, metade do treino fazem-no numa piscina de Alcochete. Gostava de ver quantas vezes caiam se aquilo não fosse relva.

Mais uma vez o Benfica acabou com 10 em Alvalade. O celsinho deve ter sido a única coisa de jeito que conseguiu. Uma falta que não existiu e perdemos o Nélson por 2 jogos. Por acaso, durante toda a semana e no decurso do jogo, pensava que o seleccionado para ir mais cedo para os balneários seria o Binya.... tem sempre de coagir o homem. Ele é agressivo, mas o que é que foram o Grimi (pontapé na cabeça do Rodriguez) e o Tonel (pé alto em cheio no joelho do Cardozo)?

Mais um golaço do Cardozo a justificar os 9m€... Podíamos ter seguido a onda dos olés e marcado o 2º golo, mas não tivemos sorte...

16 de Abril lá estaremos!