sábado, 31 de janeiro de 2009

A lenda d'El Rey D. Sebastião


Reza a lenda que seria num dia de nevoeiro que El Rey D. Sebastião regressaria. Na Luz, o milagre foi mais ao menos o mesmo, mas de proporções bem mais bíblicas. Pedro Mantorras, para quase todos acabado, regressou numa noite de tempestade e fez o que parecia impossível num campo de batalha encharcado como aquele: marcou o golo que colocou o Benfica no lugar onde merece, mesmo que à condição.

Mantorras é D. Sebastião! Eu diria mais: devido a tantos regressos, Mantorras é como Santana Lopes... mas em bom!

Quanto ao jogo em si, foi o que foi. Com um dilúvio daqueles era impossível fazer melhor. Chutão para a frente, fé em Nuno Gomes e num muito batalhador Cardozo (sim senhor, é assim mesmo!). A bola prendia de tal forma no meio-campo que era difícil, se não mesmo impossível, sair a jogar pelo lado dos bancos de suplentes. David Luiz na primeira parte e Maxi Pereira na segunda aperceberam-se bem da situação e sempre que possível recorriam ao chuveirinho. De resto, na primeira parte, destaque para a desinspiração de Di Maria, o que torna muito difícil construir ataques com princípio, meio e fim quando há apenas um extremo puro a jogar. Yebda também continua muito longe da forma que apresentava no início da época e Carlos Martins está, aos poucos a melhorar, tendo sido o elo de ligação entre a defesa e o ataque. Já Rúben Amorim continua incrível, certinho, não compromete e é, para mim, o jogador chave do meio-campo. No ataque Nuno Gomes esteve, como sempre, muito batalhador e Cardozo desta vez também, tendo muita infelicidade na finalização, enviando duas bolas ao poste.



Na segunda parte mais do mesmo, mas com o Rio Ave mais atento ao contra-ataque, devido a um jogo horrível de Yebda. O empate parecia perdurar até ao fim, até que aos 66 minutos, Quique decide pôr Pedro Mantorras em campo. E já está: primeiro toque na bola, primeiro golo. Digam lá se não é talismã. Ele pode estar em condições lastimáveis, e está mesmo, mas continua a ser aquele Mantorras com aquele instinto fatal. E o carinho que os benfiquistas têm por ele ficou demonstrado aquando da sua entrada para o aquecimento, aquando da entrada em campo e ainda quando marcou o golo da vitória. Como disse o Jorge Baptista hoje na SIC Notícias, é um stade cusy!



Até final foi aguentar a pressão do Rio Ave, a inclinação do campo promovida pelo árbitro e a entrada de Bynia. Ainda pensei que fosse para lesionar o Yebda, mas não. Vitória suada e merecida.

Resumindo, este será um jogo para figurar nos almanaques futuros do Benfica, pela carga emotiva que teve. Chorei duas vezes no Estádio da Luz: na despedida do Rui Costa e hoje, com o golo do Mantorras. Obrigado, Pedro.

P.S. Rui Costa (o árbitro) é sério candidato a Dragão de Ouro.

Professor Jesualdo

27/01/2009

«Reconheço que o Hulk estava fora de jogo no primeiro golo, mas acho que o Tomás Costa não estava no lance em que marcou.»

«Não há nenhuma imagem que me prove que o Guarín tivesse dado mão na nossa área.»

31/01/2009

«O Inverno começa a 21 de Novembro e termina a 21 de Março.»


Apesar de todas as falsidades que saem constantemente daquela boca, uma coisa é certa: o gajo sabe manter a coerência até ao fim.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

A "besta" do nosso treinador chamado Quique Flores

Já há algum tempo que estava para escrever este post. Quique tem sido atacado pela imprensa, blogosfera, enfim, por todos os lados. Apesar das múltiplas críticas que tem lançado, sobre os jogadores do SLB tenho de concordar com ele: é preciso trabalhar mais. Quim foi bem afastado do onze, Cardozo idem, Katsouranis a mesma coisa, Balboa igual, sobre Di Maria disse apenas e só a verdade, com Léo acho que foi algo injusto, com Sidnei não sabemos o que se passa, mas com Reyes desconfiamos todos (salidas, copas e tudo más).

Por criticar abertamente e por espicaçar os jogadores, Quique é burro. OK. E Mourinho?

Desde que me lembro, Mourinho sempre teve problemas com os jogadores. Quase todos. E é por isso que deixam de gostar dele? Não! E Mourinho é criticado? Não! E é o melhor do Mundo? É! Mourinho já teve problemas com Carlos Alberto, Benny McCarthy, Ricardo Carvalho, Joe Cole, Arjen Robben, Michael Ballack, Andriy Schevchenko e agora mais recentemente Adriano e Quaresma. Criticou publicamente todos estes jogadores. E Mourinho é uma besta? Claro que não! E Quique Flores é uma besta? Claro que é! Pois, como queiram...

Estive então em pensar escrever um post com as diferenças entre ambos. Mas quando me deparei com isto, pensei que qualquer coisa que escrevesse ficaria a milhas de distância da qualidade do que aqui foi escrito. Leiam com muita atenção o que foi escrito no Céu Encarnado:



"É curiosa a forma como a imprensa portuguesa avalia declarações e atitudes semelhantes de Quique e de Mourinho, e também as prestações de Benfica e Inter, ambos na luta pelo título de campeão dos respectivos países (sendo que a tarefa do Benfica é muito mais difícil, por aquilo que todos nós sabemos). Para os jornaleiros da nossa praça, o espanhol nunca faz nada bem e o português é um génio.
Vejamos alguns exemplos:

1º "O jogador X tem que trabalhar mais"

- Quique: está a "queimar" o jogador; não se faz isto na praça pública; não assume responsabilidades

- Mourinho: genial; está a espicaçar o orgulho do jogador; lança um sinal de alerta para dentro da própria equipa; faz os jogadores assumirem responsabilidades


2º Afastar um jogador importante das convocatórias durante algum tempo, sem razão aparente

- Quique: está a desvalorizar um activo; tem excesso de autoridade; o jogador não fez nada

- Mourinho: genial; mostra que no plantel não há vedetas; o jogador deve ter feito alguma coisa grave


3º A equipa joga mal

- Quique: não percebe nada de futebol; tem que se adaptar ao futebol português; a jogar assim não é candidato ao título

- Mourinho: genial; já se adaptou ao futebol italiano; é o principal candidato ao título


4º Pediu um jogador caro à direcção e quase não o utiliza

- Quique: fez o clube gastar dinheiro escusadamente; fracassou ao não conseguir rentabilizar o jogador; Balboa é muito fraco

- Mourinho: genial; foi um excelente investimento do clube; está a dar tempo ao jogador para se adaptar a Itália; Quaresma é genial


5º Comparações com a época transacta da equipa

- Quique: não interessa se a época passada foi penosa para o Benfica; não interessa se há muitos jogadores novos; não interessa se o treinador é novo; tem obrigação de fazer muito melhor

- Mourinho: não interessa se a época passada foi um passeio para o Inter; não interessa se há poucos jogadores novos; o treinador é novo, há que dar-lhe tempo; não tem obrigação de fazer mais


6º "Tenho uma micose no escroto, mas não estou a tomar medicação"

- Quique: é um idiota; não se lava; para ter arranjado isso é porque a mulher lhe anda a meter os cornos; se não se trata é duplamente idiota

- Mourinho: genial; a água em Itália é de fraca qualidade e irrita a pele; tem muitas parceiras sexuais, prova de que é um garanhão português; ao admitir que não se trata, Mourinho incita o próprio corpo a combater a doença, portanto é duplamente genial


Haja paciência!"

Sábado gordo na Luz


Sábado gordo, na Luz, amanhã dia 31 de Janeiro. Destaques para as principais modalidades do nosso clube que jogam todas, no mesmo dia, nos nossos pavilhões: Futsal, Basquetebol, Voleibol, Andebol e Hóquei em Patins. Para acabar o dia, o Futebol, claro, com a recepção ao Rio Ave. Qual vai ser a desculpa para faltar?

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A crise lagarta

«Futebol», «Benfica» e «Porto». São estas as três palavras mais utilizadas na imprensa portuguesa em 2008, de acordo com o estudo da empresa Cision, divulgado pela agência Lusa. A palavra «futebol» é mesmo a mais utilizada, com 154 mil incidências. O termo «Sporting» surge na quinta posição, atrás da palavra «crise». +++


Não é de espantar, mas tem sempre alguma piada registar. Em 2008, o clube lagarto conseguiu ser menos popular que a própria crise. Descer mais baixo que isto é difícil. Aposto mesmo que a maioria das ocorrências do termo "crise" surgem acompanhadas do termo "sporting".

Já o clube dos mafiosos não pode ficar a rir-se, uma vez que 90% das notícias em que foram mencionados durante 2008 estavam relacionadas com escândalos de corrupção. Entre não ser falado e ser mal falado, que venha o diabo e escolha.

Mistério da Fé!

Por que é que em Portugal um jogador que diz "Penso que eles [os árbitros] nos roubaram dois pontos" é castigado? Ainda por cima quando as declarações são de há mais de um mês? E por que é que Bruno Alves continua sem sumaríssimos? Mistério da Fé!


quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Eu sou Benfiquista, com muito orgulho, com muito amor

Uma das razões que nos faz ser tão grandes, para além dos títulos conquistados no futebol e nas outras modalidades, é a dimensão social que o nosso clube tem. Capaz de unir pessoas mesmo em tempo de adversidades políticas, económicas ou sociais só mesmo o Benfica. E assim sendo, ontem nasceu a Fundação Benfica. A nossa Fundação "terá como objectivo o apoio a famílias e crianças mais carenciadas, deficientes e imigrantes, e apoiará também a prevenção de doenças crónicas. "

É também por causa disto que sou Benfiquista com muito orgulho, com muito amor.

Leia as notícias de 5ª feira hoje mesmo!

Deixamo-vos alguns títulos que estarão com certeza nas bancas já amanhã:

Sporting de Braga pondera recuar na queixa-crime que pretendia apresentar sobre o jogo com o FC Porto.

Jogadores do Leixões fazem a vontade a Mota. Mota faz a "vontade" ao Porto.

Beto anuncia pré-acordo com o FC Porto.

Bruno Braga volta hoje aos treinos.

Jesualdo admite irregularidades.

O silêncio permanece no reino do leão.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Lapidar nº7

“Vieram ter comigo após um treino numa segunda-feira e disseram-me que se não renovasse até essa quarta-feira levaria um tiro num joelho.”

Paulo Assunção


Incrível a falta de sentido de humor deste brasileiro. Já não se pode pregar uma simples brincadeira de praxe como, por exemplo, rebentar com um joelho a tiro. Senhores...

Só um apartezinho...

Onde estão a esta hora os indignados Paulo Abreu, Salema Garção e Rogério Alves? À procura da Maddie, é?

domingo, 25 de janeiro de 2009

5 anos depois...


...continua a ser importante recordar-te.

Era empalá-los os três!

Na cidade dos arcebispos houve mais um roubo de igreja. Pelos vistos, a aliança com o Papa não dá frutos ao Braga. Aguardamos declarações do Salvador, de Jesus e da Mesquita, e ainda gostaríamos de ficar a saber quantas Marias Madalenas foram pagas ao Paulo Costa.



Tanta indignação dos três palhaços no jogo contra o Benfica. Agora, em vez de um penalty e de um golo em fora-de-jogo, ficaram três por assinalar e ainda houve um golo do FC Pigs em offside. Aguardamos reacções...

Agora, descubra as diferenças:

sábado, 24 de janeiro de 2009

Enrique Sánchez Flores



Se eu sou treinador de futebol e acho que não estou a realizar um bom trabalho, posso fazer uma de duas coisas:
  • Ou sou um verdadeiro líder e dou o peito às balas, assumindo publicamente a responsabilidade pelos maus resultados;
  • Ou não tenho coragem para isso e sacrifico alguns jogadores que também não estejam a cumprir os objectivos, lançando-os às feras. Antes eles que eu.
Sr. Quique, se está descontente com o rendimento de um jogador, diga-lhe isso. Pode até dizer-lhe à frente dos seus colegas, para que o exemplo sirva para todos. Mas não o faça em conferências de imprensa, ou todos perceberemos que está apenas a tentar sacudir a água do capote.

Um bocadinho de seriedade, benfiquistas!

Não acham que assobiar o Moreira e pedir a demissão de Quique Flores num jogo em que a equipa fez TUDO para ganhar é realmente despropositado?


Estive no Restelo. Vento, chuva e frio não são suficientes para demoverem um bom adepto benfiquista. Cheguei já atrasado, quando estavam decorridos quase 20 minutos de jogo, mas do [muito] que ainda vi desta partida, deu para perceber que os nossos jogadores podem não ser os mais habilidosos, podem não ser os mais inteligentes, mas que foram corajosos e que deram todos o litro, isso deram. O Belenenses revelou-se uma equipa extremamente equilibrada e organizada, e, à semelhança de qualquer equipa de Jaime Pacheco, "sabe utilizar a falta", que é como quem diz "sabe ir ao tornozelo". Perdi a conta das vezes que Aimar foi massacrado.

Nem me apetece falar do lance em que Suazo decide não marcar golo, mas lá terá de ser. Quem estava na bancada lateral, perto das claques, apercebeu-se bem de que não há penalty nenhum. Burrice total do hondurenho. De resto, a performance do árbitro ficou marcada por aspectos positivos e negativos: o golo anulado a Nuno Gomes foi uma decisão acertada; já a expulsão de Miguel Vítor... ridícula. Não há sequer contacto no lance do primeiro amarelo; há uma falta para vermelho directo sobre Suazo no início da partida e mais uma falta sobre o hondurenho à entrada da área já no período de descontos; o lance do penalty sobre Porta foi bem julgado, pois houve simulação.

Enfim, um ponto ganho, que, face aos difíceis encontros que os nossos rivais têm nesta jornada, nos pode dar a liderança isolada da Liga.

Ah, e os pastéis estavam muito bons!

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Entrevista do ano

É esta. Enjoy!

A crise chega a todos

A crise económica continua a fazer vítimas por esse Mundo fora e Portugal não foge à regra. Primeiro foi a Peugeot de Mangualde a anunciar o despedimento de 400 trabalhadores já em Fevereiro, agora é o treinador do FC Porto a garantir que as facturas do mês de Janeiro não irão ser pagas.



Os trabalhadores da Peugeot de Mangualde ainda se safam. Alguns até podem arranjar um emprego temporário na Autoeuropa, quem sabe... Mas e os árbitros? Como vão conseguir pagar as férias da Páscoa no Brasil sem a ajuda dos corruptos assumidos?

A esta hora, está Carlos Calheiros a pensar: "Sorte tive eu. No meu tempo não havia problemas destes...".

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Estupidez sem limites


O autor da "peça jornalística" é o fabuloso Luís Sobral, que, volta e meia, ainda acaba por ser pior que o Rui Santos. Sobre a bestialidade (entendam-na como quiserem) do autor do Maisfutebol, já nos pronunciámos aqui no blog pelo menos duas vezes, mas não é disso que vamos falar hoje. É mesmo sobre o nosso adversário nas meias-finais.

A história deste imbróglio é mais que conhecida por todos. Foi determinado que seria o Vitória Sport Clube a passar, apesar do que está escrito nos regulamentos, que daria a qualificação ao Belenenses. Como descalçar esta bota? Excelente pergunta... para já sem resposta.

Por enquanto temos de aguardar para ouvir o que o génio que fez os regulamentos irá dizer. A sua versão será uma das duas que apresentarei: "foi de facto um lapso de linguagem, uma vez que a expressão que queria utilizar era goal difference em vez de goal average, sendo que o Vitória está qualificado" ou "queria efectivamente dizer goal difference em vez daquilo que escrevi, e como os regulamentos são para ser aplicados, é o Belenenses que se apura".

Seja qual for a decisão tomada, vai haver certamente nas próximas semanas muita discussão e, parece-me que ainda vai sobrar para o Benfica. Ou para a Liga.

Se o Vitória for apurado, o Belenenses tem toda a razão para se queixar, uma vez que também pode alegar que os regulamentos não são para cumprir, podendo afirmar em último caso que o facto de ter jogado esta época com um jogador inscrito irregularmente não deve constituir qualquer penalização. Aqui, "trama-se" a Liga.

Se o Belenenses for apurado, lá vem o Vitória fazer choradinho, e isto ainda pode prejudicar o Benfica, uma vez que o sorteio poderá vir a ser repetido e poderemos apanhar uma equipa bem mais forte que estas duas.

3ª e, sinceramente, a mais ridícula solução. Jogo em campo neutro entre o Vitória e o Belenenses. À falta de melhor, parece-me que esta situação ridícula acaba por ser a melhor. Enfim... país de terceiro mundo...

É o nosso futebol português. Mais parece uma novela mexicana.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Vamos ver...


Ditou o sorteio das meias-finais daquela que já foi apelidada de "competição mais desinteressantezinha do futebol português" que os sapos recebem os corruptos no alvalixo, e o Glorioso Sport Lisboa e Benfica receberá os vitós no esplendoroso e magnifico Estádio da Luz, "aka", a Catedral.

Ou seja, de um lado teremos um clássico do futebol português com duas equipas que querem ser(e até pensam que são...) grandes. Mas não são.

No outro jogo, entrarão em campo duas equipas: uma delas, reconhecidamente, a maior do Mundo, com os equipamentos mais bonitos, que despertam paixões e arrastam multidões. A outra, com adeptos que fariam os vândalos corar de vergonha tal o seu grau primário a nivel comportamental.

Lanço a pergunta,

Qual dos dois jogos terá mais adeptos?

Aquele em que entrarão os que têem a mania que são grandes, ou, por outro lado, o jogo que terá como interveniente a única equipa em Portugal capaz de mobilizar massas?

Fica a questão.
ADENDA: Parece que anda para ai um imbróglio qualquer sobre o adversário do Único, Espectacular e Maravilhoso Sport Lisboa e Benfica nas meias finais. Só tenho a dizer uma coisa: caguei!!!! Não importa contra quem joga. Se o Benfica jogar, é garantia de estádio cheio.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Andebol - Taça da Liga


Será um bom prenúncio para o futebol? O que é facto é que os bravos jogadores do Sport Lisboa e Benfica conquistaram novamente a Taça da Liga em Andebol depois de vencer os rivais FC Porto e Sporting, corrigindo a derrota sofrida contra o Belenenses. parabéns, campeões!

domingo, 18 de janeiro de 2009

Sondagem #4

Eis os resultados da 4ª sondagem, com um impressionante número de 123 votantes, praticamente o dobro da última sondagem aqui efectuada! A todos, muito obrigado. Agora, os resultados...


Mais uma vez fique surpreendido com os resultados. Confesso que esperava que Moreira vencesse confortavelmente esta sondagem: continua a ser o menino bonito dos adeptos, é da "casa", é o titular e não tem comprometido, apesar do jogo com o Trofense. Quim, que vem de um momento menos bom no campeonato, com desempenhos fracos contra Vitória de Setúbal e também na UEFA com o Olympiakos, continua a ser o preferido dos adeptos, pelo menos dos que votaram, e Moretto também está muito perto dos dois portugueses, apesar dos desempenhos menos conseguidos ante Olhanense e Belenenses.

Quem deve ser o guarda-redes titular: Moreira ou Quim

Já podem começar a votar na próxima sondagem que se manterá até ao final do mês de Janeiro. São também os vossos votos que nos fazem querer escrever sempre mais no nosso/vosso blog.

Paulo Bento, não sejas burro!

Querido Paulo Bento, como sabes nutro por ti uma enorme admiração. O teu domínio da língua portuguesa é tão bom como o teu domínio sobre o balneário do Sporting, mas hoje, peço-te que não sejas burro e combina o resultado com o treinador do Paços de Ferreira. Assim 1-2, 'tás a ver? É que com este resultado, apuras-te em primeiro, o Paços também se apura e o Porto vai às urtigas. Percebeste?

Saudações Benfiquistas,

JNF

Bom ensaio para sexta


O Benfica derrotou o Belenenses em jogo a contar para a 3ª jornada da 3ª fase da Taça da Liga, garantindo um lugar nas meias-finais da competição e a certeza de que jogará essa partida no Estádio da Luz, uma vez que de acordo com os regulamentos, o Benfica será um dos dois melhores apurados (o outro será, em princípio, o Sporting, o que significa que os dois maiores clubes de Lisboa evitarão defrontar-se).

Num jogo com cerca de 35 000 espectadores, um record nesta competição, o Benfica apresentou um "onze" bem ao jeito de um jogo de campeonato: defesa sólida com Maxi (grande jogo), Luisão, Miguel Vítor e David Luiz, um meio-campo habitual com Rúben Amorim, Yebda, Katsouranis e Di Maria, e no ataque Aimar e Cardozo. Com o onze acima, o Benfica foi capaz de dominar a partida do princípio ao fim, criando boas oportunidades para golo, muitas delas por Katsouranis, que acabaria mesmo por facturar, sendo o melhor jogador em campo. Destaques ainda para Yebda, incansável, mas também para Maxi Pereira e Luisão, que rubricaram grandes exibições. Aimar também esteve muito bem, mas sem o apoio necessário de Oscar Cardozo, que continua muito fora de forma.

Quanto à questão dos guarda-redes, Moretto continua a demonstrar que é indiscutivelmente o terceiro da lista: apesar de algumas defesas vistosas em alguns jogos, é raro o jogo em que não comete uma gaffe digna de fazer corar qualquer Bossio. Ontem, não me pareceu ter havido falta no lance já perto dos descontos.

Do Belenenses, nosso último e próximo adversário, pouco há dizer: só mesmo Silas joga e tenta fazer jogar, mas quando não há ninguém a acompanhá-lo tudo se torna mais difícil. Assim sendo, parece que na sexta-feira, um Benfica mesmo a jogar a meio-gás será capaz de bater a formação do Restelo. Mas nunca fiando...

P.S. Agora convinha que o FC Porto fosse afastado. Para tal, é necessário que o Nacional vença o Vitória de Setúbal e que o Marítimo ganhe por dois golos de diferença a Rio Ave ou que o Paços de Ferreira vença o Sporting em Alvalade. Um cenário que até parece bem provável.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Não será precipitação?

Bem sei que para muitos benfiquistas, Makukula parece ser apenas o quarto avançado do clube. E é, efectivamente. Quique tem preferido Suazo, Cardozo e Nuno Gomes, o que acho ser o mais natural e correcto face às características da equipa e também dos próprios pontas-de-lança, claro. No entanto, penso que o empréstimo do avançado luso-congolês ao Bolton de Inglaterra constitui uma opção errada: se assim for ficamos com apenas 3 avançados, sabendo de antemão que Suazo e Cardozo fazem sempre muitos voos para jogar pelas Honduras e Paraguai respectivamente, chegando naturalmente cansados a Lisboa e também que Nuno Gomes se lesiona frequentemente.

Makukula não um prodígio técnico, nem é muito inteligente na movimentação, mas tem força, remate forte e colocado e bom cabeceamento, o que chega perfeitamente para bater as equipas do nosso campeonato. E com os inconvenientes acima mencionados, penso que este empréstimo foi uma má opção.


P.S. 1,24? Isso não é CRIME?

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Adivinhem quem falou demais no fim-de-semana...


Ups... mais uma semana caladinhos!

As arbitragens, o futebol português e os dirigentes parte 2

Quanto à recente polémica da arbitragem do Benfica-Braga falaram efusivamente muitos dirigentes do futebol português. Por exemplo, os dirigentes do Sporting. Se tivessem alguma verticalidade e dignidade viriam agora a público lamentar que a vitória do Sporting tenha sido em fora-de-jogo. Mas como nós já os conhecemos, não esperamos nada, pois não?
Quanto ao jogo de ontem do Glorioso, importa salientar que Dios apenas poderia descer a Portugal para se deslocar à Catedral, com a devida vénia. Os tripas terão que engolir mais esta inequívoca prova de grandeza e superioridade. São coisas da vida. Quem faz escolhas infelizes tem que se aguentar com elas.
Finalmente, nunca me passou pela cabeça consultar um blog afecto aos tripas. Afinal, a decência, a inteligência e o bom gosto impoêm alguns limites. Qual não é a minha surpresa ao verificar que uma criaturinha que carece de adjectivação passou duas horas a injuriar o Glorioso, na forma de comentário ao texto que publiquei neste glorioso blog. É certo que o comentário repetido até à exaustão é sempre o mesmo. Mas, a falta de inteligência e a boçalidade e talvez a infoexclusão, ainda que, evidentemente vindas de um tripa continuam a ser algo que produz, digamos, uma certa pena dos pobres miseráveis. O que é que querem? Nós temos um coração grandioso, à medida do nosso clube.
Saudações Gloriosas.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Ainda a arbitragem do Benfica - Braga

Vamos por partes:

1. A arbitragem do Benfica - Sporting de Braga foi deveras má. Com influência no resultado, mesmo. Não gosto nada que o Benfica ganhe desta maneira, mas estou de consciência tranquila porque não acredito minimamente que o Benfica tenha exercido pressão sobre o árbitro antes do jogo.

2. Penso também que nunca na história do jornalismo desportivo os três diários mais importantes (A Bola, Record e O Jogo) fizeram manchetes com o mesmo conteúdo em relação à arbitragem de um jogo. Alguém imagina que O Jogo faça um dia uma capa como estas em relação ao FC Porto? E os outros em relação ao Sporting? Pois...

3. Quanto à arbitragem em si, o golo do Benfica é em fora-de-jogo, pelo que deveria ter sido anulado. Dos dois penalties de que os Sportings (de Braga e de Alvalade) se queixam, apenas o de Luisão sobre Matheus é efectivamente falta. O lance entre Katsouranis e Alan não é razão para grande penalidade. Do empurrão de Frechaut a Suazo dentro da área já ninguém fala, como seria de esperar, apesar de Paraty e Cruz dos Santos afirmarem ser penalty. O lance entre Di Maria e Mossoró é claramente falta: Mossoró não tem qualquer intenção de jogar a bola e derruba a perna esquerda de Di Maria. Duvidam? Então vejam o vídeo.

4. Depois do jogo, a verborreia. Vinda de Alvalade, do Dragão (em versão soft, já que quem o fez foi o sub-comentador da Liga dos Últimos, logo, uma credibilidade enorme) e, claro, de Braga. Pelos bracarenses, Jorge Jesus, o homem que deverá editar uma gramática nos próximos meses, afirmou que "em vinte anos de futebol, nunca viu nada assim", o presidente Salvador disse "Isto foi um roubo! O Paulo Baptista vai ficar na história como o Inocêncio Calabote do século XXI!". Bravo!Bravo! Um conhecimento da história brutal, uma perspicácia digna, sei lá, de um deputado do nosso parlamento. Para 2009 podes filiar-te num partido qualquer que com discursos destes estás na Assembleia. Até Mesquita Machado, presidente da Câmara de Braga, lançou a cereja para o topo do bolo, ao dizer "Foi um assalto à mão armada!". Brilhante! Carlos Freitas também disse qualquer coisa, mas ninguém lhe liga nenhuma, coitado...

Aguardo com ansiedade os próximos capítulos desta saga, nomeadamente no que diz respeito ao encontro entre Benfica-Olhanense.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Adeus, Maradoninha!

Léo deixou de ser jogador do Benfica ao rescindir o contrato que o ligava ao clube da Luz até ao fim da época. Perdemos o melhor defesa lateral esquerdo desde António Veloso. Dono de uma capacidade técnica invulgar para um jogador da sua posição, de uma impulsão magnífica para a altura que possuía, mas, especialmente, todos recordaremos a entrega, seriedade e profissionalismo com que sempre envergou a camisola do Benfica. Hoje, estando longe e a tratar de uma situação familiar muito complicada, Léo foi justo e honesto, demonstrando o seu enorme carácter. Recordar-te-emos para sempre, Maradoninha!


As arbitragens, os dirigentes e o futebol português

O futebol em Portugal é necessariamente o reflexo da cultura (ou falta dela, se quiserem) portuguesa. Muito ruído, muita gritaria e muita falta de nível. Os árbitros não têm qualidade, abundam suspeitas de corrupção, a justiça desportiva está cativa de interesses e os estádios estão vazios à espera que o Glorioso lá vá jogar para encherem o estádio uma vez no ano.
Falta educação, falta nível a quase todos os intervenientes. Inclusive aos jornalistas e comentadores desportivos. Parece que é necessário fazer uma lobotomia para se poder comentar jogos de futebol.
Quanto às arbitragens seria melhor que todos se calassem e apenas falassem com provas a apresentar a quem de direito, porque se não fossem acéfalos lembravam-se que todos são beneficiados e todos têm razão de queixa. Sven Goran Eriksson chamava à atenção para isso mesmo dizendo que no final do campeonato tudo estaria mais ou menos equilibrado. Talvez a diferença resida no Sir que Eriksson pode usar por direito próprio. Por cá, os talhantes e os peixeiros do futebol portugês mostram o que são e o que não valem.
Quanto aos comentadores, deixo-vos um pequeno exemplo: num jogo da Liga inglesa, transmitido por um canal inglês, um jogador sofreu uma falta e pediu ao árbitro o cartão amarelo para o adversário. O comentador inglês censurou esse gesto e disse que era falta de ética um jogador pedir o cartão para um colega de profissão, ainda que fosse adversário. Em Portugal, no Nacional-Porto, o comentador de rádio disse que o Miguel Fidalgo foi "passarinho" porque foi tocado na área e continuou o lance. Não se deixou cair para arrancar o penalti. Em vez de elogiar a atitude desportiva, o comentador ridicularizou o jogador. É esta mentalidade de zé povinho que faz com que num Estrela-Porto estejam 600 pessoas no estádio.
Em Portugal há muitas pessoas que gostam do seu clubezinho, mas há muito poucas que gostam de futebol. Se gostassem, não o matavam. Eu acho que o nosso futebol está morto, pelo menos a julgar pelo mau cheiro.
Saudações gloriosas.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O que me vem à Memoria #3

Hipocrisia...Tão só isto!
Porque eu não esqueço...é fodido mas não esqueço!

2007/2008:
Porto 1-1 Belenenses
Árbitro: Paulo Baptista
Treinador do Belenenses: Jorge Jesus

Golo do Porto:


Comentário ao árbitro gamado descaradamente ao blog Treinador de Bancada (que por sinal não está ligado ao Benfica):


"Para além de ter prejudicado o Belenenses no lance do golo, já que Postiga estava claramente em fora-de-jogo, prejudicou também a equipa do Restelo ao adoptar uma táctica que consistia em amarelar ao máximo os jogadores visitantes; quer isto dizer que o número de cartões amarelos, principalmente para o lado do Belenenses foi um perfeito exagero, tendo em conta que nada de muito grave foi feito pelos jogadores do Belenenses. Já do lado do FC Porto, houve uma entrada de Quaresma de pé em riste sobre Ruben Amorim numa suposta "finta" (já tinha feito tal manobra no jogo contra a União de Leiria este ano) que resultou na marcação de uma falta a favor...do FC Porto. Além disso, houve ainda uma outra jogada em que Quaresma devia ter sido admoestado: devido a um lance que lhe saiu mal, Quaresma deu um soco na bandeirola de canto, retirando-a do sítio (88'); ora, num outro jogo, na celebração de um golo, Lisandro também retirou a bandeirola do seu sítio e recebeu um amarelo, e bem, já que se pode considerar isto como uma conduta anti-desportiva.
Houve ainda mais um fora-de-jogo que não foi assinalado a Postiga aos 47', assim como uma simulação de penalty por Quaresma, sendo que, nesta última, o árbitro esteve bem ao não assinalar."


Comentário de Jorge "Playstation" Jesus ao jogo:

«O resultado foi justo» (Jorge Jesus)
O treinado do Belenenses considera que o empate alcançado no Dragão frente ao FC Porto (1-1) é justo tendo em conta o que as duas equipas produziram ao longo dos 90 minutos.

«Nós só conseguimos aqui um resultado positivo porque foi um Belenenses muito forte perante um adversário igualmente forte, que é na minha opinião a melhor equipa em Portugal. Não só pela qualidade individual dos seus jogadores, mas também é uma equipa tacticamente muito bem trabalhado. Ao intervalo chegamos a perder 1-0 mas acho que foi imerecido porque o jogo foi dividido. Disse aos meus jogadores que em função da primeira parte tinham hoje uma oportunidade para ganhar porque achei que os jogadores do FC Porto estavam fatigados. O resultado foi justo frente a uma grande equipa», afirmou Jorge Jesus, em declarações à Sporttv.
Não preciso de dizer mais nada, pois não?
Cada um tire as suas próprias ilações à palhaçada de País que temos...e ao pedante que é o Richard Gere wannabe!

Sobre o Benfica - Braga

Ontem, quando estava a almoçar, ia fazendo zapping na televisão (a eterna desculpa para dizer que não se estava mesmo a ver aquele programa, mas desta vez é mesmo verdade) e eis que estava a passar um jogo entre Benfica e Braga referente à época de 93/94, de boa memória para os benfiquistas. Apenas vi os últimos minutos do jogo e pensava como era bom que o Benfica de hoje tivesse tantos jogadores portugueses quantos tinha aquela equipa na altura. O onze escolhido era: Neno; Abel Xavier, Hélder, Mozer, Veloso; Schwarz, Rui Costa, Vítor Paneira, João Pinto; Rui Águas e Izaías. 9 portugueses em 11 jogadores.

Do outro lado, o Braga era bem mais fraquinho que o actual. No meio-campo residia, no entanto, essa espécie rara do futebol português que atravessou duas décadas e muitas tíbias: Jaime Pacheco.

Às tantas, o meu pai disse-me: "Aquele Benfica de 93 não era tão bom quanto parecia. Não tínhamos um guarda-redes fora de série, e hoje até estamos melhor servidos. A defesa era de facto boa, mas Hélder nunca foi grande jogador, Abel Xavier ainda era muito "verde" e Veloso já não tinha a mesma capacidade de outras épocas. No meio campo, Rui Costa era de facto um grande jogador, mas não tinha a mesma capacidade de pegar no jogo como na época passada, fruto da experiência. Paneira é um jogador muito certinho, mas o melhor era mesmo João Pinto, no auge da sua carreira. No ataque morava lá o Izaías, aquela máquina, que em 15 rematas marcava um golo, mas marcava, e o Rui Águas, bem mais lento, que havia de terminar a carreira no fim daquele ano."

Espantado, por não me recordar bem daquela equipa, perguntei: "Mas então como fomos campeões? Se o Sporting tinha uma equipa muito boa, como é que conseguimos?"

Respondeu o meu pai: "Estes jogadores do Benfica queriam sempre GANHAR, mais que qualquer outra equipa em Portugal!"


-----------------------------------------------------------------------------


Imaginem a quantidade de vezes que este diálogo me passou pela cabeça durante o jogo de ontem: sem sermos brilhantes, cumprimos; sem sermos formidáveis, ganhámos; sem sermos particularmente competentes em alguns lances, fomos melhores. E hoje, eu acredito que apesar de a equipa não ser tão boa como nós benfiquistas gostássemos que ela fosse, se os jogadores demonstrarem o empenho de ontem, conseguiremos ser campeões. Em 2008/2009 como em 93/94.


P.S. Sobre o jogo de ontem é isto mesmo que eu tenho para dizer. Quanto à arbitragem fomos claramente beneficiados no lance do golo, se bem que acho que tenha ficado um penalty por assinalar a nossa favor durante a primeira parte (falta sobre Suazo). Agora, dizerem que o árbitro estava comprado, como já li por aí, é o máximo. Meus senhores, era o Paulo Baptista!
Mesmo assim, depois de Rio Ave, Leixões, Vitória de Setúbal e Nacional, ainda temos o direito de ser ressarcidos em 6 pontos.

Atenção!

Povo Português, hoje, dia 12 de Janeiro de 2008, o mundo vai parar! Recolham-se a vossas casas, tranquem as portas. Se alguém se estiver a sentir-se mal disposto, ou com uma simples tosse, mandem-no calar! Liguem os televisores e estarão prontos para os próximos momentos de estupidificação. O momento é mágico, único, digno de um filme de cinema. Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro, ou CR7 para amigos, comunicação social, desconhecidos, etc, está a um passo de se tornar o melhor jogador do Mundo eleito pela FIFA.
A pensar na data, a RTP montou uma grelha de programação só ao nível do 13 de Maio, ora vejam:
Acho que estou a ficar enjoado com tanta publicidade. Só uma perguntinha: e se Cristiano Ronaldo não ganhar? Que grande barrete...

Que um dia te façam o mesmo...



...é o meu maior desejo!

domingo, 11 de janeiro de 2009

Que jogues sempre a titular...


...é o meu maior desejo!

sábado, 10 de janeiro de 2009

Sondagem #3

Feita a primeira sondagem, eis os resultados:


Parece consensual entre os benfiquistas, que o nosso clube deve actuar com dois avançados. No entanto, escolhe-los parece ser mais difícil. Se Suazo parece indiscutível (com um total de 73% dos votantes a colocar o hondurenho a titular), Nuno Gomes e Cardozo disputam a vaga no ataque para acompanhar o jogador emprestado pelo Inter de Milão. Nuno Gomes recebeu mais votos que Cardozo, apesar de o paraguaio ter estado quase sempre à frente do capitão do Benfica durante a votação. 54% dos benfiquistas acham que Nuno Gomes deve ser titular, enquanto que 44% acha que Cardozo deve ser o escolhido.

Porém, o que mais me surpreendeu nesta votação foi o facto de que de todos os que votaram em apenas um único ponta-de-lança, o escolhido tenha sido... Nuno Gomes. Sabendo que o capitão é mais jogador de equipa que finalizador, pode parecer um bocado arriscada tal aposta, se bem que eu a perceba, face ao menor rendimento de Suazo e Cardozo nos últimos jogos. Concluindo...

Quem deve jogar no ataque do Benfica: Suazo e Nuno Gomes.

P.S. Muito obrigado aos 62 votantes. Eu próprio fiquei surpreendido com tantos votos. Agradeço a vossa participação e a partir de agora podem começar a votar na sondagem ao lado, caso ainda não o tenham feito.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Defendendo Pablo



Não é que Aimar precise de defesa...mas infelizmente neste País, até Aimar acaba por ser sujeito a uma crítica mais feroz que o costume!
Não vou enveredar pela fuga fácil nem me vou alongar muito no texto...Apenas farei uma defesa curta e concisa com base no que já vi dele, e no que sei que ainda verei (muito mais).

De Aimar tenho visto tanto como Lucho este ano, por exemplo, e ambos têm praticamente a mesma idade (penso que têm um ano e meio de diferença), com Pablo no entanto a ter muito menos a provar a toda a gente que perceba minimamente de futebol e mais que o dobro das internacionalizações na selecção argentina. No entanto vemos que Lucho que tem mais golos marcados que o argentino, porque por acaso bate penaltys, tem tido um tratamento completamente diferente, como se estivesse sempre em alta forma.

Aimar tem apenas 6 meses de Liga Portuguesa...Ponto nº1. E todos nós sabemos como esta é uma liga que protege pouquissimo os artistas (encarnados).
Nestes seis meses, Aimar infelizmente só agora parece começar a libertar-se de arreliadores problemas físicos trazidos de Saragoça, e mesmo com apenas 12 jogos efectuados pelo Benfica, já conto do Mago, de cabeça, 3 assistências que resultaram em golo (entre elas a fabulosa rabona para Suazo) e muitas outras que por azelhice dos colegas ou deficiência cognitiva dos fiscais de linha foram cortadas à nascença (como Di María que tem 4 vitorianos a metê-lo em jogo no jogo passado).

O que me levou a escrever este pequenino textinho foi ter assistido pela primeira vez a um jogo ao vivo dele, e nem foi um onde esteve muito inspirado. Mesmo assim, num só canto coloca a bola açucarada para um golo de Katsouranis, enquanto Jorge Ribeiro conseguiu mandar 9 cantos para as couves na Trofa...Pequenas diferenças!
Não esteve muito em jogo, mas mesmo assim, nas poucas vezes que tocava na bola fazia a diferença...um pouquinho de espaço e faz estragos...drible curto, cabeça levantada...é outro perfume! Em Guimarães, vi de Aimar uma magia que mais nenhum colega tem, que faz com que mesmo a 50%, ele dê mais à equipa que qualquer outro nº10 da Liga a 100%...ou Romagnoli a 200%.

Cabe a nós ter paciência, porque infelizmente um artista como estes raramente vem parar a Portugal...e este até caíu no Estádio da Luz. Com tanta gente a querer apelidar o nosso 10 de "Pimbolim", que em Maisfutebolês significa flop...Se Pablo conseguir ter outra consistência física, e acredito que o conseguirá, só teremos a ganhar se o acarinharmos. Porque quando ele carburar será fácil estar do lado do atleta, mas quando o mesmo está em baixo, fica fácil ajudar a empurrar um bocadinho!

Na terça-feira, no Afonso Henriques, infelizmente vi vários benfiquistas sofredores como eu, comparar o nosso 10 com o 10 do Guimarães...um chegou a dizer que o que estava a jogar de branco estava muito mais activo!
Isso revolta-me um pouco...mas já se sabe, muitos benfiquistas sofrem de dois males clássicos: Emprenham pelos ouvidos e engolem toda a verborreia que os merdia debitam e adoram dizer bem dos fracos que não vingaram no nosso clube...Luis Filipe (sim o de Nuremberga) também estava para alguns a fazer um "belissimo jogo"...algo que todos nós sabemos por experiência própria ser humanamente impossivel!


Saudações Benfiquistas


PS: Que nasça um pinheiro no dito cujo do Bruno Vale e do Leandrão Lima.



quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Pois claro...


Aos que dizem que o Benfica foi beneficiado em Guimarães, eu digo, sim senhor... foi beneficiado. Toda a gente que percebe de futebol e está de boa fé pode afirmar inequivocamente que o Di Maria está mesmo fora-de-jogo.
Imagem descaradamente gamada e sem consentimento prévio do blog O Antitripa. Aliás recomendo a leitura integral deste post para os que aqui quiserem vir discutir a questão do penalteeee...

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Lapidar nº 6

"Se despedir treinadores fosse a solução para o nosso grande clube ganhar títulos, então nestes últimos anos o museu teria esgotado todo o espaço com novos troféus. Ao que parece nenhum treinador nos serve, até o último treinador que nos deu o campeonato pela vontade da maioria dos sócios e simpatizantes não teria dado título algum. A meu ver, para o bem e para o mal, sou da opinião que Quique Flores deve cumprir os dois anos de contracto. Não porque considere que Quique seja um génio da bola mas porque creio que é suficientemente bom para ganhar títulos se forem corrigidos outros problemas, como por exemplo a falta de atitude dos jogadores. Se queremos um SLB à antiga tem que ser o clube a fazer os treinadores campeões e não o contrário. Não devemos também esquecer que com arbitragens isentas o desaire na Trofa seria apenas um pequeno percalço."

Oneov, na caixa de comentários do Bnrb



E eu subscrevo.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Não há que ter vergonha... é aselhice!

Perdemos, e bem, na Trofa por 2-0, frente a uma das piores equipas do nosso campeonato. Muita gente acha que os jogadores do Benfica deviam ter vergonha, opinião que eu subscrevo totalmente. Quem entra em campo com aquela camisola só tem de correr, lutar e dar o máximo em cada lance que disputa. No entanto, neste Benfica, há casos muito graves que ultrapassam o campo da vergonha, tornando-se mesmo... aselhice.

Vejamos o exemplo de Maxi Pereira: quando um jogador como o camisola 14 do Benfica parece estar a fazer uma época bastante boa (e está, efectivamente), penso que podemos concluir que o resto do plantel está uns furos abaixo do desejado. E porquê? Porque uns não rendem aquilo que queiramos que rendam e outros não rendem mais porque não podem. Exemplos:

Bynia - Não dá mais que aquilo. Já tivémos mais de 30 jogos com o camaronês e penso que já vimos tudo o que ele sabe sobre a bola. Como se isso não bastasse, é burro. É que é mesmo daqueles jogadores que não tem um pingo de inteligência sobre quando deve largar a bola, quando deve continuar e, especialmente, quando deve entrar à bola para a tirar ao adversário.

Carlos Martins - Tinha grandes esperanças quanto a este jogador, mas, sinceramente, está a desiludir muito. São mais os passes que falha que os que acerta. Não aguenta 90 minutos a um nível exibicional e físico minimamente aceitáveis. Não remata. Não assiste. Não marca.

Di Maria - É daqueles que, tal como Martins, não rende aquilo que queremos. Não fez a pré-época, chegou já com o campeonato em andamento, lesões aqui e ali, sem conseguir impor o seu talento (que tem) nem a sua personalidade em campo. Quando vejo o Reyes, o Moutinho, o Hulk ou o Wesley com a bola, percebe-se que quem os marca tem medo do que eles possam fazer. Quando Di Maria tem a bola o adversário não tem medo, ganha confiança e costuma sair-se bem no lance.

Pablo Aimar - Já disse tudo o que tinha a dizer sobre o "10". Quem treina nos treinos como ele, não pode nunca estar em boa forma. Razão tinham os adeptos do Zaragoza que disseram que os benfiquistas teriam de se habituar a "muitas sessões de enfermaria".

Cardozo - Devagar, devagarinho, parado. Eis as três velocidades de Cardozo. Não se desmarca, não faz uma finta, não faz uma tabela, NÃO SE EMPENHA DURANTE O JOGO! E quem disser o contrário mente. "Mas ah e tal, o Cardozo tem mais golos que os outros!". Pois tem. E esse é o "problema". Acho que sem ser o mais completo, é o melhor ponta-de-lança do Benfica... QUANDO JOGA A SÉRIO.

Desculpem lá este desabafo, mas coisas como vimos ontem na Trofa jamais poderão voltar a acontecer.

domingo, 4 de janeiro de 2009

Vendam o Binya enquanto é tempo


Há certamente quem esteja interessado nele.

O que me vai na alma

CHULOS!!!!

post escrito ao intervalo do trofense (sim, leram bem,trofense...) 1, benfica 0.

sábado, 3 de janeiro de 2009

Contratações de Inverno #2

Desde Ronald Koeman que o Benfica não tem mais de um defesa direito no plantel (isto se considerarem, tal como eu, que Luís Filipe não é jogador de futebol, muito menos lateral direito). Isto diz bem da falta de organização do nosso clube relativamente ao eixo defensivo. Penso que em 2006/2007, o Benfica apenas e só não foi campeão devido à venda de Ricardo Rocha ao Tottenham. Caso o ex-bracarense não tivesse ido para Londres, o Benfica poderia ter colmatado a lesão de Luisão no Parque dos Príncipes e não estaria certamente sujeito às exibições mas fracas de Anderson. Mas enfim, o que lá vai, lá vai.

Maxi Pereira é o único defesa direito (e adaptado, ainda por acréscimo) no nosso plantel. É verdade que tem cumprido muito bem esta época, mas sejamos sinceros: de bom, só mesmo o posicionamento e o remate com o pé esquerdo, porque de resto não tem velocidade, nem muito inteligência. Também não sabe atacar e permite demasiados cruzamentos pela sua banda durante um jogo. Por isso, se alguém estiver a ler estas linhas (e gostava muito que fosse o Rui Costa a lê-las...), vão buscar um jogador que em tempos foi nosso: o Miguel Lopes. Este jovem defesa direito das selecções mais jovens e do Rio Ave tem feito um campeonato muito positivo ao serviço dos vila-condenses, sendo considerado uma das revelações da prova, apesar de cometer ligeiros erros no posicionamento defensivo. Para aqueles que pensam que o regresso de um ex-jogador só pode ser mau, olhem para o Rúben Amorim, que está um senhor jogador. Por isso, já sabem: vão lá buscar o Miguel Lopes para sermos campeões.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Urbi et Orbi


Pela quantidade de vezes que te assobiei quando anunciavam o teu nome na Luz, por não ter acreditado em ti, por não te ter dado o devido apoio, e especialmente por ver como foi a época 2007/2008, peço que me desculpes, Senhor, o facto de ter sido tão mau adepto para com o senhor engenheiro Fernando Santos.

P.S. Não estou sob o efeito de álcool.

P.S. 2 - Não voltes a Portugal tão cedo. Aproveita a Grécia, que ainda estás em segundo.