quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Lei da Rolha


O Benfica vai em primeiro. Não há melhor tónico para um país em depressão que o Benfica em primeiro lugar. Todos o sabem, desde o bebé ao avozinho passando pelo atrasado mental do Luís Olim. E parece que quando o Benfica está em primeiro é preciso união. E o que é união? É calar quem não concorda com certas tomadas de decisão do presidente. Também podia ser do treinador, mas é sobretudo do presidente. É este o conceito de união. Porque todos sabemos que Vieira, Jesus, Cardozo, Aimar, Emerson, Nazaré, enfim, todos os profissionais do Sport Lisboa e Benfica vêm à internet lêr o Eterno Benfica e se sentem constantemente atormentados e constrangidos pelas críticas que fazemos. É algo que nos orgulha muito.

Por isso temos de nos calar. Ou então elogiar. Elogiar o quê? Tudo. Quem não elogia o que se passa no Benfica é um pseudo-benfiquista, um benfiquista de pacotilha. Vieira dá um peido? É um peido presidencial, fantástico, forte, pujante, por vezes aromático e que mostra a saúde do Benfica e dos intestinos do nosso querido líder. Jesus tem madeixas novas? É um treinador moderno que está a par das últimas tendências tácticas e da moda. Provavelmente aprendeu ambas com Cruyff. Emers... esqueçam, é tabu.

Haja paciência. Quem gosta de cá vir é muito bem-vindo. Quem quer discordar dos nossos textos tem as portas abertas desde que discuta sem verborreia, insultos ou insinuações. Quem quer concordar que venha também, claro. Quem quer unanimismos, lambe-botismo e opinião camaleónica tem muito por onde escolher. Mas aqui não.

14 comentários:

Ricardo disse...

Alguém que ainda sabe viver o Benfica. Parabéns JNF

Anónimo disse...

Quem te mandou calar? Quantos são? Quantos são? Venham eles.

Aimar forever!!!

GNR

Anónimo disse...

Todos temos direito à nossa opinião, seja ela qual for, mas penso que este ano, devemos ter alguma contenção no que escrevemos. A época está a ser muito boa e existe mérito da direcção, equipa técnica e jogadores.
Por vezes, é muito difícil elogiar o que está bem, e ao invés é muito fácil criticar.
Se soubessem o que me custa ler, as constantes críticas ao Emerson que vão levar a que gastem mais 3 M num suplente qualquer que não vem acrescentar nada em relação a este. Pensem nisso!



JNF, continua a escrever com frequência que este espaço é teu.

Abraço!

Anónimo disse...

1. Para mim, lei da rolha é impedir os outros de falar, de escrever ou de emitir as suas opiniões. Isso só seria possível por parte dos donos do blog e não por parte dos leitores e dos comentadores.
Ora, os textos que até agora escrevi foram todos publicados e nenhum deles foi alterado, mesmo quando a minha opinião era discordante, logo não posso considerar que foi aplicada a lei da rolha.

2. É certo que o que é dito no texto deste post é algo diferente. O autor do post considera que está a ser, de alguma forma, pressionado ou constrangido a não emitir críticas sobre aquilo que se passa no clube. Considero que isso são meras opiniões e não a aplicação da lei da rolha. Lei da rolha seria impedi-lo de dizer aquilo que pensa.

3. O que noto algumas vezes é o facto de, nalguns posts, ser valorizado em excesso os aspectos negativos da actividade do Benfica, sem que, em contrapartida, seja dado idêntico relevo aos aspectos positivos, numa altura em que, de facto, a equipa vai em primeiro lugar no campeonato, com 5 pontos de avanço. Ou seja, como pode haver tanta coisa negativa para criticar numa altura destas? Isso não significa que devem ser silenciadas as críticas. Acho é que devem ser feitas com a devida proporção.

4. Algumas vezes emitem-se também opiniões valorativas sobre assuntos sobre os quais não dispomos de todos os dados e sem os conhecer em profundidade. Por exemplo, ainda há dias se criticava aqui o facto de o contrato do Aimar não ter sido renovado. Porventura, esse assunto já estaria de tal forma avançado que a contratação foi hoje confirmada. Aliás, até já havia indicação que o contrato seria renovado, porque o jogador já teria dito a clubes argentinos que iria ficar no Benfica.

5. Por fim, considero positivo que se refira que são bem vindos a este blog, os que discordam e os que concordam com as opiniões nele defendidas, “desde que se discuta sem verborreia, insultos ou insinuações”. É isso que tenho procurado fazer. Mas devo também salientar que, no início deste post, se faz uma afirmação pouco abonatória sobre o jogador Luís Olim ao intitulá-lo de “atrasado mental”. Discordar da opinião dele não é intitulá-lo disto ou daquilo. Ao fazê-lo perde-se a razão.

MM

Unknown disse...

JNF Clap, clap, clap ...
Benfica é democracia e liberdade de expressão ... Unanimismos e seguidismos é o que marca Lagartos e Tripeiros e parece que desde o Mamásio também se tornou política oficial ao arrepio da nossa história e tradição

JNF disse...

MM,

devias ter acesso à filtração de comentários do blog. A sério que devias. Insultos, ameaças de morte, nome completo e morada dos bloggers, enfim. Queres ser moderador do tasco por um dia?

Quanto ao Olim, desrespeitou o Benfica de uma forma grave e baixa. A partir deste momento passa para um lote onde se encontram Hulk, Fucile e Hugo Leal.

JNF disse...

Vês? Nem de propósito. Logo quando eu fiz um comentário apareceu este gajo que já anda por outros blogs e que não sabe que "cala-te" se escreve assim.

eupensopelaminhacabeçaeusoulivre disse...

Concordo em absoluto com o teor deste texto... por isso o meu nick, farto de alinhados estou eu, com 43 anos não estou para dar nesses peditórios a que chamo com algum eufemismo acéfalos...

Sim LFV fez muita coisa boa (ele e a sua equipa - SIM), mas há outras que fosgasse... toneladas de contratações parvas, caso Roberto (o que raio foi aquilo desde a contratação à venda?), caso "Rui Costa", caso Veiga, caso amizades com Salvador, Oliveira e Fernando Gomes (será amigo dele?)... caso despedimento de Fernando Santos... caso saídas de Simão e Manuel Fernandes em vésperas de jogo europeu (nesse mesmo ano)... listas de jogadores que "perdemos para o Porto" devido a fugas de informação internas(?)- os mais famosos e sonantes Falcão, Pereira e James... saída de Rodriguez para o Porto e deve haver mais cenas dessas... quenãomalembro...

Portanto não me venham com m"#d#&...

Anónimo disse...

Caro JNF,
1. Era aquilo que eu dizia, nem sempre se está por dentro de todos os elementos para se poder emitir uma opinião devidamente fundamentada. Não sabia que eram “bombardeados” com todo o tipo de insultos e ameaças, mas é algo que não me admira. Às vezes, acompanho outros blogs, sem ser da área do desporto e onde escrevem figuras conhecidas da nossa praça pública, e leio comentários que ultrapassam o inadmissível, incluindo o insulto torpe e soez.

2. Esse tipo de situações, além de serem CENSURÁVEIS, deveriam ser objecto de denúncia às autoridades, até porque a ameaça e a coação incluem-se já no domínio da VIOLÊNCIA. E assim como toda a violência física deveria ser objecto de sanções, também a violência verbal deveria ter idênticas sanções. E aí a justiça teria de ser dura. No entanto o grande problema da nossa sociedade é a justiça não ser eficiente e eficaz.

3. Também considero intolerável que se achincalhe alguém por ter opiniões contrárias às nossas. Já tenho visto isso, nomeadamente noutros blogs, até por parte de pessoas que escrevem muito bem e que são responsáveis por blogs, mas que toleram mal opiniões diferentes. Julgo que esse não é o caminho a seguir.

4. Realço aquilo que disse logo no início do comentário anterior: aqui não me posso queixar, de forma alguma, de falta de liberdade de expressão. Todos os meus comentários foram aceites, mesmo aqueles em que discordava dos textos dos posts. Considero que isso só valoriza este blog. Aliás, já tenho assistido aqui a textos muito interessantes, assim como a comentários também de elevado nível. Por isso, acho que devem manter essa linha de atuação.

5. Entendo que o Luís Olim fez declarações infelizes na sequência do jogo com o Benfica, mas não ao ponto de ser considerado proscrito. Daquilo que li, não posso dizer que as declarações fossem ofensivas. Infelizes, sim. Por isso, acho que não podemos reagir desproporcionalmente às declarações que foram feitas. E se usamos expressões menos corretas, somos nós que ficamos em causa.

MM

Bobe disse...

PB, há muito para elogiar mas tb há algo para criticar. Odeio o seguidorismo portista em relação ao Pinto da Costa e acho que não deveríamos querer o mesmo para o nosso clube. O Benfica foi percursor da democracia em Portugal, pode e deve orgulhar-se disso.

Qt ao Emerson, ele é mesmo muito mau. A atacar é a nulidade que é, os passes que faz são para o lado ou para trás. Os centros são mais um livrar de bola do que um gesto técnico propriamente dito. E a defender é mau apenas. Não, ele não é bom a defender. É apenas pior a atacar.

dezazucr disse...

Concordo plenamente com o MM.
Eu, pessoalmente, não discordo da crítica. Apenas discordo de enfatizá-la todos os dias, mesmo sem conhecimento de causa, colocando em causa o carácter das pessoas. Não sou vieirista, carneiro nem abutre. Critico quando acho que tenho de criticar.
Mas quando está a época a correr tão bem, haver tanta coisa crítica negativa, chateia.
É assim tão fácil dirigir um clube como o Benfica?
Sê-lo-á para nós, meros opinadores, que não temos quem nos oponha ao contraditório, não estando dentro de todos os pormenores dos negócios.
Agora também acho que muitos bloggers passam a vida a fazerem-se de vítimas.
Cada um escreve o que quiser. Quem quer ler lê, quem não quer não lê. Cada um tem direito à sua opinião e eu, sinceramente, acho que numa época que está a correr como esta está, tanta especulação acaba por influenciar negativamente a onda que se podería criar à volta da equipa. Mas é a minha opinião.
Tu, como muitos bloggers da praça ofendeste quando outras pessoas, bloggers ou comentadores tem opiniões diferentes, preferindo valorizar e enfatizar vezes sem conta o que é feito de negativo que não digo (que é muito e basta ver a forma como correu a época passada) e desvalorizar ou classificar de "não fizeram mais que a obrigação" a tudo o que se faz de positivo. Ou não se fazem coisas positivas no Benfica? Se não se fazem, como conseguimos estar na liderança do campeonato?

Anónimo disse...

MM, em relação à censura de comentários, por vezes paga o justo pelo pecador, como já me aconteceu uma vez a mim num comentário que eu coloquei à uns tempos num blog e esse comentário, até podia ser um pouco parvo, mas não insultei ninguém, muito menos ameaçei alguém de morte. As pessoas têm que ter mais moderação a mostrar as suas paixões, pois isso não é forma de se estar na vida.

Em relação a ti, JNF (espero que não te importes que te trate por tu), não ligues ao pessoal que te diz para estares mais contido nas tuas opiniões, pois ainda estamos num estado democrático onde ainda não nos limitam a nossa liberdade de expressão (espero eu). São sempre precisas pessoas como tu para porem água na fervura, pois o Benfica ainda está numa altura em que pode deitar tudo a perder.

PM

JNF disse...

dezazucr(1) e PM(2):

1 - acho que não estás a perceber bem uma coisa. Se começacem a aparecer mensagens no teu blog com o teu nome (que não é difícil de decifrar), com a tua morada (ok, aí já é mais difícil) e com o teu lugar cativo (oh lá...), como reagirias? Quando dizes "quem não quer não lê", vais ao encontro daquilo que este post é. Ninguém é obrigado a vir aqui e há demasiada gente a vir cá que não gosta disto. Vão a outros blogs! Há tanto sítio diferente, para todos os gostos e feitos, por que é que hão-de vir aqui?

Quanto ao binómio positivo vs. negativo, critico o que acho de negativo e elogio o que considero positivo. É raro leres uma crítica minha a vários jogadores porque considero que estão sempre ou quase sempre bem. Já de outros não posso dizer o mesmo, daí criticá-los. Simples. Sobre o Vieira, que é o tema que mais preocupa 75% das pessoas que cá vêm, deixo isto muito claro, muito simples, muito transparente: não gosto e não sou obrigado a gostar. E desde que voltei a escrever, disse isto sobre Vieira:

http://eternobenfica.blogspot.com/2011/12/o-natal-de-jesus.html

Um post em que elogio o trabalho que Vieira fez nesta época e sobre os presentes que tem dado a JJ.

http://eternobenfica.blogspot.com/2012/01/kinder-surpresa.html

Critico a forma como anda a brincar às eleições, com avanços e recuos patetas quando já sabemos que se vai candidatar. Menos choro e mais títulos, é o que peço.

http://eternobenfica.blogspot.com/2012/01/forca-senhor-presidente.html

O título diz tudo.

http://eternobenfica.blogspot.com/2012/01/direitos-televisivos-o-que-fazer.html

Quando a maioria dos benfiquistas pede o contrário de que Vieira vai fazer, eu deixo a porta da renovação com a Olivedesportos aberta com a condição de informar e esclarecer os sócios, que muito se sentem lesados nestes anos de Oliveira e companhia.

http://eternobenfica.blogspot.com/2012/01/negocio-ii-de-iii.html

Critico a forma como conduziu o caso Amorim. Acho que não é para menos, ou gostas que se empreste um jogador a um clube pouco amigo por ano e meio?

http://eternobenfica.blogspot.com/2012/02/uma-entrevista-de-nada-sobre-nada.html

Uma entrevista sobre nada e onde acabo por elogiar a forma e a evolução do discurso directo do presidente nas entrevistas ao longo dos anos.

http://eternobenfica.blogspot.com/2012/02/deitar-ao-lixo-tudo-o-que-de-bom-foi.html

Critico a forma como mentiu descaradamente aos adeptos.



Portanto, esta do só saber criticar é areia que alguns querem mandar para os olhos. Eu analiso o que se passa e faço os meus juízos, quem gosta vem cá, quem não gosta pode ir dar banho ao cão, ver as tardes da Júlia ou ir a outros blogs, sem problema nenhum.


2 - pelo contrário, quero é que me tratem por tu.

Anónimo disse...

joao bobe, como escrevi anteriormente, cada um tem direito à sua opinião e nada contra isso.
Já escrevi uns quantos textos em que poucos concordaram comigo e alguns, em que ninguém concordou. Cá ando, e continuo a escrever com a mesma vontade que o faço desde o primeiro dia neste blog.
Relativamente à lei da rolha como o JNF lhe chamou, penso que em muitos casos é preciso ter uma abordagem mais abrangente das situações.
Não me esqueço que há três anos atrás, eram desilusões atrás de desilusões. Ainda éramos piores que o Sporting, vi-a de tudo no nosso clube. Jogadores sem qualidade, jogadores mal preparados, conflitos entre jogadores no plantel, treinadores sem qualidade. Enfim, tudo!
Finalmente, vejo os jogos do Benfica e vejo um clube desportivamente preparado para vencer. Que dá vontade que o próximo jogo chegue no dia seguinte para ver bom futebol e assistir a mais uma vitória.
Relativamente ao clube que falaste, tenho pena que os portistas não reconheçam e condenem as jogadas obscuras do seu presidente para ganhar. Admiro-os porque também sabem que tem um presidente que lhes deu muitos títulos e lhe dão mérito.