segunda-feira, 30 de abril de 2012

Carta aberta, pelo Benfiquista de 2025

O Shoky é um gajo genial. Começou por espalhar magia na blogosfera em 2006 e assim foi, regularmente, até 2009. Depois fartou-se e foi pregar para outra freguesia. Cansou-se do estilo dos blogs e cansou-se dos patéticos apoios a Vieira. Nos 3 anos que esteve regularmente no Eterno Benfica, escreveu muitos e bons posts, que me fizeram querer vir para aqui escrever e que me serviram de inspiração. Foi, a par do Sir e do Galaad, dois outros membros desta casa que andam semi-desaparecidos, uma inspiração. Hoje, o Shoky deixou este texto escrito num fórum. Aproveitem e pensem.

«Caro amigo sofredor, escrevo-te esta carta para te avisar.
Achas que as coisas estão más e jamais esta situação poderá piorar. O mundo está negro e não há esperança no futuro.
Não podias estar mais...certo. E errado, ao mesmo tempo.
Certo porque realmente a coisa estava negra. Errado porque tudo podia piorar. Podia e piorou.

“Como?” - perguntas tu...que se passou nestes 13 anos?
Estamos em 2025 e todos éramos capazes de dar uma perna para mudar o rumo dos acontecimentos nefastos que nos colocaram onde estamos agora.
Ganhámos campeonatos? Sim. 2.
2 míseros campeonatos. O Porto somou 9, o Braga 1 e o Sporting 1.
Portanto, se tu achas que estás mal...imagina eu. Sou tu daqui a 13 anos. Com mais cicatrizes, marcas no peito e arrependimentos.

Tudo começou onde tu te encontras.
A desculpa da arbitragem era fácil. E ficámos por aí. O treinador era sempre um burro...e a direcção passava entre os pingos de chuva. Chegaram as eleições e o Vieira deu mais uma banhada nos "abutres e profetas da desgraça". Meia dúzia de patacoadas contra os árbitros, acusações trocadas com o Jesus (tricampeão pelo Porto anos depois) e 2 ou 3 nomes sonantes bastaram. 80%.

Continuámos a apoiar os corruptos que lideravam o nosso futebol. Continuámos a perder. O Porto continuou a ganhar. Fortaleceu-se e foi inclusive a uma final da Liga dos Campeões. Graças a Deus apanhou um Real Madrid fortíssimo na final e perdeu 1-0. Por pouco não nos passavam em títulos europeus.
O Benfica ganhou 2 títulos. Um com uma grande equipa, mas à rasquinha. Outro num ano atípico de todo em que o Porto vacilou de início e tínhamos um grande treinador. Títulos espaçados no tempo e sem sequência de vitórias.

O senhor presidente foi corrido 7 ou 8 anos depois donde tu estás, mas os estragos já estavam feitos. Ele é agora conhecido como “O Tirano dos Pneus”. Hoje em dia ninguém assume que votou nele. Pelo contrário. Foi expulso de sócio e tudo.
Uma crise gravíssima, foi o seu legado. Isto com negócios duvidosos como capa dum trabalho miserável e lesivo para com o Sport Lisboa e Benfica.
Um clube apático e derrotado, com gente com vontade mas sem capacidade foi o que ficou. Quem o seguiu teve muita ambição... mas pouco engenho para melhorar a situação. A crise financeira não deu para muito mais também.

Em relação às boas noticias...o velho bateu a bota em 2022. Overdose de viagra. Foi um festão nacional. Cantou-se no minuto de silêncio no Estádio da Luz e tudo.
O Porto entrou em convulsão interna e perdeu o campeonato.

E pronto. É tudo de boas notícias.
Foi o Braga a ganhar esse campeonato, ultrapassando-nos a 2 jornadas do fim, com uma vitória em Alvalade, enquanto nós empatávamos em casa contra o Nacional, a 0. Fomos muito roubados. Sim, isso continua. Mas quem nos lidera apesar de barafustar muito, não tem poder de mudar seja o que for. Foram muitos anos a apoiar corruptos.
O Porto acordou no ano seguinte e é, neste momento, bicampeão nacional. O primeiro foi disputado até ao fim com o Braga, que perdeu por uma distância de 10 pontos para eles. Conquista épica. O renascimento andrade. Mesmo a tempo de nos mandar a bomba. Passarem-nos em Campeonatos Nacionais.
E neste último, à 10ª jornada, já eram campeões. Nós ficamos em 4º lugar.
A convulsão interna foi grande mas durou pouco. Nós não aproveitámos e deixámo-los renascer. Perder o título para o Braga foi uma machadada funda.
O velho é agora o mártir da nova vaga de andrades. Em morto é tão poderoso como em velho. E foi para ele que foi o 35º título... nós temos 34. Todos limpos...mas somos o 2º. Estamos atrás e sabemo-lo.
E não vemos como mudar a situação. O Benfica foi enterrado e nós ajudámos.

Se ao menos pudéssemos voltar atrás.
Teríamos feito tudo de forma tão diferente.
Tu ainda podes mudar tudo.


Tu ainda podes...»

13 comentários:

Unknown disse...

como disse lá, mantendo-se o SLV, 13 anos é ser optimista, não acredito que demorem tanto tempo

Nirvana disse...

Vamos deixar de historias...ganha o campeonato quem tem o poder do futebol...e nisso não temos nem hipóteses. As ramificações do PC não desaparecem de um dia para o outro. Os árbitros continuam os mesmos e os dirigentes dos clubes pequenos também, clubes esses que vivem de jogares emprestados ou de venda de jogares (ex: todos os anos o Porto ia/vai buscar alguma coisa à académica..as celebres porradas encomendas a Paulo Machado do estrela contra o petit e o Moutinho)...

Quer este quer o campeonato anterior o Benfica foi roubado e o Porto beneficiado...se temos demérito? Sim temos...mas é como em tudo na vida...ás vezes um empurrarão para cima faz muita diferença. Alguém que analise as ultimas jornadas deste campeonato, quantas vezes o Porto inaugurou o marcador com um penalty e jogou contra dez. Dps comparem quantos penaltis ficaram por assinalar a favor do Benfica.

Compreendo o lfv... O que fazes tu....lutas contra o que não consegues destruir ou tentas ser amigo na esperança de não ser destruído( à semelhança do inicio da época passada, ou do que aconteceu no passado com sucessivos 3 lugares).... É difícil até pq o acesso à liga dos campeões sustenta o clube.

Este campeonato..lé uma farsa....e não há aqui quem acredite no contrario....

Não invalida erros do lfv...mas será que existe alguém que realmente consiga fazer muito melhor dentro deste enquadramento? É extremamente difícil e demora anos....que não vai ter...pela pressão dos resultados.

Miguel disse...

Alguém me diz onde anda LFV?

No estrangeiro?? Onde?? A fazer o quê?

Que momento conveniente...

Anónimo disse...

Estupendo texto, que toca em quase todos os pontos do velório. Mas falta um, e é para espalhar e pensar.

O sistema é o que é, mas só sobrevive com o Benfica.

As receitas de bilheteira, jornais, notícias na tv, transmissões de jogos, polémicas, tudo, são o Benfica.

Sem Benfica, não há receitas.

Estão a seguir?

Portanto, do ponto de vista do sistema, o caminho é claro: o Benfica tem de estar sempre no quase, para haver dinheiro dos seus queridos seguidores; se ficasse pelo meio da tabela acabava-se o futebol em portugal.

Do ponto de vista do Benfica: nós pagamos o sistema, portanto ou deixam-nos jogar limpo e não nos roubam, ou ............

Sejam lá capazes de completar. Haverá um presidente e sócios que o elejam com coragem?

Néry disse...

Simplesmente fantástico! A continuar como está e se ninguém tomar uma posição de forte de ruptura com tudo o que é corrupto este cenário não andará longe da verdade..

Convido-os também a visitar e adicionar o meu blog http://nosqueremosobenficacampeao.blogspot.pt/

Saudações Benfiquistas!

Jotas disse...

Na minha modesta opinião, julgo que o importante agora é pensar bem na próxima época, prepara-la convenientemente e criar condições para que se tenha mais sucesso, julgo que o Benfica, após tantos e tantos anos miseráveis, voltou pelo menos a criar ilusão nos seus adeptos, ora isto é um caminho, é para já uma pequena evolução, pois torna-se complicado querer que se recupere em meia dúzia de anos o que se deixou perder durante 30 anos, ou seja, só com tempo, paciência e com um trajecto bem deliniado, se voltará a ser o Benfica de outrora e para isso, não se pode voltar a mudar de direcções, treinadores e afins época após época, esse foi o maior de todos os erros do clube.
Não posso também de deixar de estranhar que alguns se entretenham a pedir a saída de LFV sem sequer se saber se saber que há alguma alternativa, se ela avança, ou que espécie de candidato vai concorrer às eleições com LFV, acho estranho, portanto, para esses, Vieria vai embora venha quem vier, sinceramente não me parece muito racional, porque eu para votar noutro candidato, ou querer que a actual direcção saia, tenho pelo menos de conhecer a alternativa e o seu programa, mas isso sou eu, porque pedir cabeças é tão fácil.
Afinal querem a saída de LFV, mas vão votar em quem????????????

Bruno disse...

cOMO BENFIQUISTA SENTI VERGONHA DE VER OS GALEGOS A FESTEJAR NO SOFÁ.
CERTAMENTE QUE TAL COMO EU, OUTROS BENFIQUISTAS TIVERAM O MESMO SENTIMENTO.
pERGUNTO AOS JOGADORES DO BENFICA SE AQUELAS LÁGRIMAS QUE VIMOS ONTEM NA SPORT TV DE UMA CRIANÇA C/ COM CACHECOL DO BENFICA NAO LHES DIZ NADA.
- TENHAM VERGONHA, O BENFICA NÃO É ISTO.
- JÁ PODEM IR AO BANCO LEVANTAR O V/ ORDENADO, COM MAIS OU MENOS DIFICULDADE A DIR. DO M/ CLUBE JÁ OS DEPOSITOU.
- MEU DEUS, O CARDOSO, O BENFICA CADA VEZ QUE JOGA COM ELE JOGA COM MENOS UM.

Anónimo disse...

Brilhante previsão do que nos espera, se os Benfiquistas nao abrirem os olhos.
Vitor
S.L.BENFICA SEMPRE!

71460_5/8 disse...

mais um que ajuda no branqueamento dos roubos! eles continuam alegres, e nós mudamos constantemente de direcção, treinador e jogadores e depois tudo continua todo na mesma!

Gustavo Neves disse...

É assustador ler esta negra previsão do futuro. Sobretudo, porque à medida que vamos lendo esse texto, apercebemo-nos que a probabilidade de isso acontecer é bastante alta.
No meio de um acumulado de eventos vergonhosos a que temos assitido, nos últimos dias, na vida do nosso clube, o mais gritante é, sem dúvida, o facto de, em plena confirmação de mais uma época desportiva deplorável, o tal vieira andar sabe-se lá onde, para ver se ainda consegue encher os bolsos mais um bocadinho. Mas não é de admirar, já que, na época passada, em plena deslocação a Braga, para a segunda-mão da meia-final da Liga Europa, andava também em viagem, a fazer sabe-se lá o quê.
A juntar a isso, ontem, mais dois "pormenores" são dignos de destaque: substituição de Matic por Saviola, ao intervalo, quando estávamos a ganhar 2-1......WTF?????!!!!!! OK, Matic tinha amarelo, mas deixar o meio-campo entregue ao Witsel (que não deve ser amarrado a tarefas defensivas) e Aimar????!!!! Punha o Javi....o homem enloqueceu de vez! Conseguiu ser pior que a substituição que representou o momento-chave no campeonato, quando tirou Aimar e colocou Rodrigo, contra os azuis, quando ganhávamos por 2-1;
mais dois penalties claros, o segundo é escandaloso, e uma passividade assustadora de toda a gente que representa o nosso clube.

.....e continuando com esta falta de organização e profissionalismo, a prioridade aos negócios que fazem da SAD do Benfica um entreposto de jogadores em detrimento das conquistas desportivas, a falta de cultura de vitória e exigência perante os jogadores, pagos a peso de ouro, que não demonstram a minima ambição de conquista.....infelizmente, daqui a uns anos, estaremos numa situação deplorável.

Deixo um apelo: vamos à Luz no fim-de-semana vestidos de preto, representando o enterro que todos ambicionam, de uma vez por todas, de um Benfica que nasceu no Verão de 1994 e que nada tem de Glorioso. E, para além do hino, vamos entoar um cântico, que todos os incompetentes e interesseiros dirigentes do nosso clube vão ouvir..."Benfica é nosso e há-de ser! Benfica é nosso até morrer!"

Rusty disse...

O mais incrivel disto tudo é que pode muito bem tornar-se verdade. Ainda o bruno veio hoje em declarações dizer que não se podia candidatar devido a mudança de estatutos. Quantos mais não estão na mesma posição? Quem me dera poder mudar isto

JNF disse...

Nirvana(1), Miguel(2), Jotas(3), Tiago(4)

1 - essa é a questão. Na minha óptica, respondendo à pergunta do teu último parágrafo, há.

2 - No Brasil, a tratar da vidinha.

3 - Meia dúzia de anos? Não estás bem a ver o caso, mas o Vale já saiu há uma dúzia, não meia. Vamos andar com esta conversa de encher chouriços até quando? No Vieira não voto, independentemente de quem se candidatar (o que não significa que vote nessa outra pessoa).

4 - Quando tirares a venda dos olhinhos, podes voltar.

Unknown disse...

Não vou comentar o texto. Está de tão forma belo, embora tão negro, que qualquer comentário pareceria ridículo.

Um abraço