domingo, 29 de abril de 2012

Preparar 2012/2013 - Guarda-redes (contratações)

Como expliquei no post anterior, Artur, Eduardo e Mika seriam, por mim, os três guarda-redes que integrariam o plantel. No entanto, face ao custo e exigências do internacional A português, parece-me extremamente difícil que aceite ficar mais um ano no banco de suplentes do clube do seu coração. Por isso, e sabendo de antemão das permanências de Artur e Mika, apresento um conjunto de alternativas para preencher o lugar de suplente. Jogadores com capacidade para suprir uma eventual ausência de Artur e que aceitem o lugar de "nº2" no que à luta pela baliza diz respeito. São eles:

Oblak - Mostrou qualidades na União de Leiria que me levam a acreditar que pode vir a ser, mais ano menos ano, titular da baliza do Benfica. Com apenas 19 anos, já feitos em 2012, Oblak mostra uma segurança, concentração e, sobretudo, qualidades técnicas que podem vir a fazer dele um dos grandes guarda-redes do futebol mundial a longo prazo. Tem um talento natural que, devidamente potenciado, vai lhe dar a si e ao seus clubes muitas alegrias. A meu ver, seria a primeira escolha para suceder a Eduardo, ficando o plantel benfiquista com Artur a titular e Mika e Oblak a rodarem entre o banco de suplentes, as Taças internas e a equipa B. Assim, os dois jovens guardiões teriam muitos minutos de jogo.

Moreira - Um regresso a casa. Moreira passou uma época no País de Gales, ao serviço do Swansea, mas não foi feliz. O internacional português, formado no Benfica, disputou apenas um jogo, a contar para a Carling Cup, tendo passado o resto do tempo na bancada, tapado por Vorm e Tremmel. Na Luz, todos conhecem o valor de Moreira. É um guarda-redes benfiquista, regular, cria bom balneário e aceita a condição de suplente. Quando foi chamado para defender as nossas redes, raramente comprometeu. Além disso, é português e formado no clube. Parece-me uma opção válida para figurar como segundo guarda-redes.

Rui Rego - Uma das revelações da Liga Zon Sagres 2010/2011, Rui Rego confirmou as boas indicações dadas e afirmou-se em Aveiro sendo um guarda-redes que merece claramente um palco maior e melhor. Apesar de ter apenas 1,76 m (Manuel Bento tinha 1,73 m), os guarda-redes não se medem aos palmos e a sua qualidade é inegável. Dentro dos postes é rápido e atento, fora deles não costuma comprometer. É português e está na idade em que os guarda-redes atingem o seu pico de forma. Poderia muito bem ser o suplente de Artur Moraes.


Paulo Lopes - Há guarda-redes de valor que passam uma carreira inteira despercebidos aos olhos de adeptos, treinadores, dirigentes e comunicação social. Paulo Lopes é um deles. Nunca percebi a razão pela qual este guardião português formado no Benfica nunca se conseguiu afirmar em clubes de grande dimensão em Portugal. Tinha, e ainda tem, valor para mais. Em 2005 foi responsável pela subida do Estrela da Amadora bem como pela chegada da sua equipa às meias-finais da Taça de Portugal. Em 2008 é figura-chave ao trazer o Trofense à Primeira Liga pela primeira vez na sua História e repete a proeza com o Feirense em 2011, ao trazer os nortenhos ao escalão máximo do futebol nacional pela primeira vez em mais de 20 anos. Tecnicamente é um bom guarda-redes e disfarça bem os seus 33 anos com uma agilidade fora do normal. Seria uma solução a curto-prazo, mas uma boa solução.

Fabiano - O Olhanense descobriu uma pérola do lado de lá do Atlântico. Chama-se Fabiano Freitas, tem 24 anos e é um dos principais responsáveis pelo bom campeonato que a equipa de Olhão tem feito. Impressiona pela estampa física (1,97m), mas, ao contrário do que se possa pensar, é pela velocidade e reflexos que impressiona. Um monstro entre os postes. Tem, no entanto, de melhorar muito nas saídas da baliza, uma vez que está longe de ser um bom guarda-redes pelo ar. Mas com tempo e treino, teremos aqui um guarda-redes interessante. Penso que o Benfica conseguiria contratá-lo por um bom preço e o jogador não se importaria muito se fosse suplente.


Júlio César - Chegou pela mão de Jorge Jesus e ainda tem contrato com o Benfica. É tecnicamente bom e até acredito que poderia ser o suplente de Artur, mas já está de tal modo queimado aos olhos do actual treinador e de alguma massa adepta que penso que a melhor solução seria encontrar colocação dentro do mercado nacional, numa equipa com aspirações europeias e que permitisse a Júlio César ser titular indiscutível (Marítimo, Guimarães, Nacional), contribuindo assim para a sua reabilitação.

5 comentários:

B.Pereira disse...

Se não fosse Oblak hoje a União de Leiria tinha perdido 0-10. Esse GR esloveno é fantástico. Estamos muito bem servidos. Cumps

a.m. disse...

é manter no que investimos há pouco tempo. acho bem que o oblak volte e com mika e provavelmente jc estamos bem servidos.
nada de exigências pf. há posicoes mais importantes para ocupar.

Tiago Santos disse...

Já ontem falei sobre a minha opinião mas tinha que fazer este pequeno comentario. Um amigo meu de leiria hoje resolveu ir ver o jogo por tudo o que se passou e diz que a muito tempo que não via um guarda-redes como o Oblak, ficou maravilhado. Defender uma equipa grande é diferente mas que este jogador tem um potencial tremendo acho que ninguem pode negar.

Anónimo disse...

VENHA O MOREIRA!

Anónimo disse...

De todos os analisados, prefiro Oblack! Emprestado, logo não se tinha custos, jovem, com provas dadas!
Moreira não acredito que venha, a magua é muito grande e é um jogador com orgulho ferido na Luz;
Rui Rego é um Guarda Redes que, sem dúvida que tem valor, não sei se teria valor para jogar no SLB, para além de não falar na sua idade;
Paulo Lopes idem idem aspas aspas;
Fabiano é carta fora do baralho, pelo que se diz já assinou com o FCPorto;
Júlio César esta emprestado, tem valor, mas não impressionou na sua passagem na Luz..

Venha o Oblack