terça-feira, 16 de outubro de 2012

Era uma vez um não-sócio que é hoje presidente.

O site do Benfica, confesso, permite-nos certas maravilhas. Permite por exemplo saber que o Vice Presidente Rui Cunha, é hoje por hoje, o associado número 4533, que Luís Filipe Vieira é o associado número 5199 e que o Vice Presidente Domingos Lima é o associado número 5652. Tais dados podem ser confirmados aqui.
Outra maravilha é o nosso histórico jornal, o Jornal O Benfica que anualmente disponibiliza a lista dos associados que recebem os emblemas de mérito. Abordemos apenas os associados que receberam os emblemas relativos aos 25 anos de associativismo.

Pegando no Jornal O Benfica do dia 15 de Fevereiro de 1989, podemos ver no final da 1ª coluna da página 5, com o número 9739, à altura, Rui Manuel Frazão Henriques Cunha. Trata-se do actual vice presidente. Muito bem! Recebeu o emblema de prata em 1989. Na mesma imagem podem contemplar todos os galardoados com o emblema de mérito nesse mesmo ano. 

Emblemas de dedicação 1989


De seguida, recorrendo ao jornal do dia 23 de Fevereiro de 1993, vemos que Domingos Lima recebeu nesse ano o seu emblema de prata. Até aqui tudo bem. Para vos auxiliar, o nome de Domingos Lima está na página 23, na 3ª coluna da segunda imagem, com o número, à altura, 9872.

Emblemas de dedicação 1993 (I)

Emblemas de dedicação 1993 (II)

Constatamos também que entre 1989 e 1993 houve uma renumeração na lista de associados do Benfica. Eram eliminadas as pessoas com quotas em atraso. Geralmente aquelas que estavam consideravelmente em atraso.

Mas voltando ao nosso tema, seria de esperar que o nosso carismático Presidente, Luís Filipe Vieira, tivesse recebido o seu emblema de prata ou em 1990, ou em 1991 ou em 1992. Eu confesso que tenho alguma dificuldade em ler letras pequenas, mas sou capaz de jurar que nas páginas que vos apresento dos jornais de 14 de Fevereiro de 1990, 20 de Fevereiro de 1991 e 3 de Março de 1992 o nome de Luís Filipe Vieira não está lá!
Emblemas de dedicação 1990

Emblemas de dedicação 1991 
Emblemas de dedicação 1992

Confesso que fiquei estupefacto! Vieira foi quem, há três anos atrás acusou Moniz de ser mau exemplo por ter quotas em atraso. Ora a matemática não mente! Se hoje em dia Vieira tem um número de sócio entre o de Rui Cunha e o de Domingos Lima, teve de receber o emblema de mérito entre Rui Cunha e Domingos Lima. Mas tal não sucedeu. A única explicação é qual mesmo ? Quotas em atraso. Muitas quotas em atraso... Isso torna-o o quê, mesmo ? Num mau exemplo. E se atentarmos bem à lista vemos que todos os anos há números bem inferiores a receberem os emblemas: tratam-se das pessoas que recuperaram números ou que pagaram quotas. Nem aí Vieira aparece, nem ao trabalho de pagar as quotas em atraso, na altura, se deu. Há com cada uma... Objectivamente: Luis Filipe Vieira não era sócio do clube no ínicio da década de 90! Começo finalmente a entender o discurso da noite passada...

62 comentários:

Anónimo disse...

Nunca substimem os sócios do Benfica.
*Vénia*

BENFICA! BENFICA! BENFICA!

chefe disse...

Uma vergonha.

Como é óbvio não tem os anos de sócios que diz ter.

Anónimo disse...

Lá se vão os 25 anos inenterruptos...ou seja não se pode candidatar

Achor81 disse...

A verdade é como o azeite, vem sempre ao de cima.

Anónimo disse...

uuuuuuuui...
vou reler com cuidado!

Anónimo disse...

Joga Bonito, para as próximas eleições vais ser convidado para vice presidente. lol

kino disse...

Graçasa deus aparece alguem a mostrar a cara do ditador!! Este senhor é umapoluição para o clube, um embuste, um verdadeiro camaleão! Aposto que se o pinto corrupto se chagasse á frente antes de ele ter ido po Benfica, a esta hora era um portista dos sete costados!! Enfim uma verdaderia vergonha para o Nosso Clube!!

Anónimo disse...

Excelente investigação... parecem o jornal Público! Agora é só confrontar os protagonistas com estas provas...

Cão d´Água

Danilo Oliveira disse...

Caro Joga,

O actual presidente pode ter recuperado o seu numero de sócio até 2005.
Com a recontagem efectuada nessa altura, os numeros com /1 são acertados (caindo o /1).

Eu por acaso até tenho estas informações até 1994, mas queria primeiro investigar até 2005, antes de lançar esta bomba.

Mas fizeste bem em dizer que pelo menos até 1993 Vieira tinha a dado momento deixado de pagar quotas...

POC disse...

Carrega Joga Bonito!

MAIS UMA PARA A FOGUEIRA! Mas tal como a mim me insultam, não tardarão bombeiros de serviço virem apagar o fogo a Vieira.

Vermelhusco disse...

Grande bomba!
Preparem-se porque vão receber muita ameaça á conta disto.

Anónimo disse...

Concluo entao que o Rangel e mt melhor...fantastico...

Tunes7 disse...

Vocês são ridículos....

Anselmo Damásio disse...

Tinha de guardar o dinheiro para pagar as quotas de sócio na agremiação corrupta. Frequentar a bancada vip do antro de contumil tem os seus custos.

Anónimo disse...

Tudo muito certo mas ainda ninguém percebeu que quem se está a rir com isto tudo é o "norte" PC

Nuno Bento disse...

E esta, hein?

Pedro Rodrigues disse...

Querem ver que tramaste o homem?!? Até aposto que os sócios não lhe perdoarão e que vai ser castigado nestas eleições, ou seja, prevejo votos em LFV entre 70 e 80 %. E é muito bem feito.

MAGALHÃES-SAD-SLB disse...

Caríssimos Benfiquistas, boa tarde!

De facto não deixa de ser muito estranho!??

Saudações Gloriosas!!

Anónimo disse...

Lá se vão os 25 anos ininterruptos do Presidente...

Anónimo disse...

PARABENS pela investigação!
Pessoal muita força neste momento,devem estar a receber pressões e ameaças por todo o lado... O intrujão vai ser corrido a "pontapé"

Papoila calmante disse...

Que escândalo!

Obrigado por terem conseguido essas provas, já que como sabemos o Departamento de sócios do Benfica, recusa-se a mostrar a ficha de inscrição de sócio, de Luís Filipe Vieira.

Tenho a certeza que se mostrarem essa ficha datada de 1968, o pigmento da tinta com que foi escrito depois de analisada por laboratórios forenses, é de 2001!

Abraço

JackDonaghy disse...

Excelente trabalho.

Não se deixem impressionar pelos lamentos "Parem com os ataques pessoais" ou "Abaixo as calúnias" ou "Façam campanha com elevação" que vão chover por aqui. Todos os sócios merecem saber isto, não é um fait divers.

Inteligência e respeito pelos factos, não é preciso mais nada. O passado e o trabalho do actual presidente encarregam-se de destruí-lo.

Filipe miguel disse...

e queres um amendoim por isso??? VOTA LUIS FILIPE VIEIRA

Manoel Barbosa disse...

...Quando um clube (melhor, um clube que praticamente acabou devido ao abandono do seu ex-presidente e à falta de dinheiro que deveria ter entrado, etecétera & tal...) firmou um protocolo com o SLBenfica, o então presidente desse clube entre Lisboa e VFXira foi sensibilizadao para ser sócio do SLB. Ponto.
-------
O tal ex-presidente foi durante muitos mais anos sócio do FCPorto (desde 1985, é necessário colocar aqui o número de sócio ?) do é do SLB. Ponto.
-------Imbuído duma descarada "moral", fátuo, inexistente culto Benfiquista e absoluta falta de respeito pelos Sócios, Estatutos e História do Clube, esse tal sócio do FCP (e do SCPortugal) impôs (com a "compreensão" de alguns Sócios), X anos para que um Benfiquista possa concorrer às presidências dos Órgãos Sociais...

Pedro disse...

Os avençados terão explicação lógica para isto.

Anónimo disse...

http://benficaanonymous.wordpress.com/2012/10/16/os-anos-de-socio-de-vieira-parte-ii/

eagle01 disse...

Durante anos dirigi-me a Vieira como um tigre de papel, o rei vai nu, etc, porque sempre fui contra ele. Apoiei JVA é verdade, mas importa-me apenas o clube Benfica, os seus adeptos, as nossas expectativas, a nossa crença inquebrantável.

Por isso sempre critiquei o projecto de Vieira, que mais não era que o projecto do BES, da PT e do Joaquim Oliveira. Vieira é apenas uma figura decorativa que executa o que outros planearam.

Nesses anos fui bastante incompreendido e até insultado, algumas vezes.

Hoje o Benfica é um clube cujo património foi aspirado pela SAD (onde é que o Sr.º Vieira tinha 850 mil contos em 2001 para comprar acções da Benfica SAD, ou será que foram um prémio por ser o ponta de lança do BES?), como por exemplo a Benfica Estádio, e segue-se o resto, porque a estratégia de Vieira SEMPRE FOI DELIBERADAMENTE criar prejuizos à SAD, da qual o Benfica tem mais de 60% por via directa e indirecta, para FORÇAR aumentos de capital onde o clube entra com património. E assim o património vai desaparecendo.

Claro que tem de agitar o papão JVA para hipnotizar os adeptos e sócios que continuam intoxicados devido a uma comunicação social rasteira e a notáveis lunáticos.

Fico muito feliz por ter visto chegar este dia, onde as provas - iniludíveis - comprovam que EU estava certo. O embusteiro tem outros interesses no clube que não o bem estar e futuro risonho de todos nós.

Luis Rosario disse...

Obrigado.

Anónimo disse...

Que o orelhas de jumbo é um intruja, aldrabão e criminoso já todos sabemos. Urge correr com essa fraude! O mais rápido possível! Abrir os olhos aos seguidores do vale tudo, nem que seja à marretada. O que andam a mamar à custa do Benfica, é tirar-lhes a mama, ou pô-los a mamar na teta fálica de um boi!

Tiago disse...

Danilo. Até 1995 não recuperou o número pois tenho a atribuição dos emblemas de mérito dessa altura também. E lá não consta igualmente.

71460_5/8 disse...

Se teve quotas em atraso e as pagou posteriormente qual é o problema? Até parece que milhares de benfiquistas não o fizeram.

Mais uma caça às bruxas! Que tristeza! E discussão sobre os projectos?

PS: mas onde nos estatutos fala em 25 anos ininterruptos??

Águia Preocupada disse...

E não houve remuneração entre 1989 e 1993, Porque nos estatutos antigos tal como nos existentes, a renumeração só é feita em anos que terminem em 5 CINCO!

Manoel Barbosa disse...

Joga Bonito,
esqueci-me de lhe dar os parabéns por este seu trabalho de investigação.
-------
Porque desde 2001 começaram a ouvir-se umas vozes, e sobretudo em 2009 circularam umas certezas sobre a data em que LFV assinou a ficha,
convirá a LFVieira-ele próprio candidato em 2012, ou alguém da sua candidatura, que demonstre factualmente (provas ! ficha de inscrição preenchida ! papel ! cartão de sócio da época ! Etc !) que tudo "isto" são insinuações de "abutres", de "papagaios"...
Dada a repercussão da "coisa" (estúpidos seriam se a minimizassem ou ignorassem...), caso não provem, permanecerá sempre a mancha sobre o candidato e sobre quem aceitou a sua candidatura.
Caso se prove (ainda mais e de vez) esse abuso de poder(!) será suficiente para perturbar estas eleições e, LFV temer e provavelmente sofrer o pior.

Viriato de Viseu disse...

Já tinha conhecimento desse "boato" há algum tempo.

A informação (?) que me deram era que; na atribuição do emblema de prata dos 25 anos, o nome dos sócios que antecede e o que precede Vieira, constam da lista, mas Vieira não.

terá sido um erro tipográfico?

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

DE repente, de repente está a apetecer-me votar Rangel... só naquela!!!! Passou-me isto pela bista!

Mantorras Rei do Futebol disse...

O feitiço virou-se contra o feiticeiro.
Agora falta discutir/esclarecer: amizade com Oliveirinha e Gomes; contratação de Andrés Diaz; negócios com Cerezo; negócios com o Varzim; vendas dos jogadores abaixo da cláusula (Witsel incluído); participação do Moniz no Benfica Stars Fund; razão para o aumento de 100 milhões no passivo e para as verbas de 16 milhões não justificadas no R&C.

ZePissa disse...

email do Presidente da Assembleia Luis Nazare:
ln@iseg.utl.pt (retirado do site do iseg).

Eu ja mandei o meu email

ze

Unknown disse...

É engraçado ver nessas listas verificar vários familiares que se fizeram sócios na mesma altura.

Muito bem Joga, espero que não te importes, vou partilhar em http://benficalogia.blogspot.pt/ ;)

Águia Preocupada disse...

71460-5/8
É aqui... Sabes ler? Se não sabes pede a alguém que leia...

Artigo 61º
Constituição
1. A Direcção é constituída pelos seguintes membros:
a) Presidente;
b) Quatro ou seis Vice-Presidentes efectivos;
c) Dois Vice-Presidentes suplentes.

2. O Presidente da Direcção terá obrigatoriamente pelo menos vinte e cinco anos ininterruptos como sócio efectivo, concomitantes com a data da eleição.

Então! Está escrito ou não está escrito?
Vai lá ver com os teus olhos e a tua sabedoria!
Caramba! Tanta cegueira que é demais!

Faleiro disse...

Já agora. E para provar a idoneidade associativa de Rui Rangel se conseguissem provar que ele recebeu o dele em 2010 ou em 2011...

É que, segundo li, ele é sócio desde 1985.

Abraços e parabéns pela excelente investigação.

Águia Preocupada disse...

Oh! Viriato! Mas que merda de coincidência! Logo tinha que ser com essa personagem... Então que mostre a ficha e prove... Quem não deve, não teme!
Mas porque raio a ficha está escondida e inacessível? Hum... aqui há gato... Escondido, com o rabo de fora!

Anónimo disse...

mas isto é um blog do Benfica ou de apoio à candidatura do Rangel? sinceramente esperava mais dos criadores deste blog.
So uma pequena coisa entre o "não-socio" e o ALDRABÃO, Mentiroso, ladrão, criminoso do VEIGA quem preferem. vão me dizer que este ultimo é do Benfica desde que nasceu....

Barbosini disse...

Esclareçam-me só uma coisa: Este cromo fez-se sócio em 1965 não foi? E depois esteve 15 anos sem pagar quotas é isso não é?

O Olho de Horus disse...

Há que analisar também a candidatura Rangel.

A bem da imparcialidade e do Benfica.

http://a-nossa-mistica.blogspot.pt/

71460_5/8 disse...

Águia Preocupada,

Errei. Li à pressa no meio do trabalho. Mas tu só mostraste o que de pior se passa na comunidade benfiquista. As ironias parvas dispenso. Falta de respeito para com outros benfiquistas também dispenso. Continuem a cavar a vossa trincheira numa guerra contra moinhos de vento se quiserem!

MoJoDeath disse...

POrra esta merda mais parece os registos de rendimento de Hitler que os nazis logo se despacharam a esconder para que os Alemães continuassem na ignorância de que o seu fuhrer era multimilionário e não apenas e só um simples servo dos alemães...é incrível como um clube como o Benfica que sempre foi democrático e transparente se vê envolvido nestas obscuras relações de poder.
Excelente trabalho e obrigado!
Já agora não tens por aí a certidão de nascimento do Obama pois não? eheh

Anónimo disse...

1º Como sócio quero ouvir os argumentos dos candidatos,visitem as casas.
2º O apoio das casas do Benfica a Veira, não é o que parece, prepotentes pressionam e comandam na sombra.
3º Pelo que oiço de outros sócios, Veiga esta a prejudicar o candidato Rangel.
4º FORÇA BENFICA,vamos por termo aos corruptos.

José Rodrigues disse...

Ha' uma explicacao alternativa: se calhar o LFV mudou de nome nos anos 90 :-)

Ate' digo mais: se calhar ate' mudou de sexo, e deixou crescer o bigode. Ao comecar a ganhar ambicoes no q diz respeito a uma carreira no slb, sabia q teria muito mais hipoteses se o fizesse, porque como se sabe um bom benfiquista e' macho, tem bigode, bate na mulher e bebe vinho do garrafao.

Anónimo disse...

isso e muito imprtante para o futuro do benfica.o clube da fruta diz ter mais anos do que os que tem,e nao vejo nenhum cabecudo a queichar-se.enfim ,este e oo pequenino benfiquismo.resumindo era melhor um bruno de carvalho a mando do bimbo da costa.

Anónimo disse...

o homem nao pode ter deixado de pagar as cotas uns anos,eu ja nao pago as minhas a um ano devido as deficuldades que me surgiram na minha vida ,e nem por isso deixo de ir ver o benfica e continuar a amar este clube.isto cheira.me a vingança porque nao ha borlas para as claques.tem muita gente nas claques que nem socio sao,e entram com red passes de outras pessoas e nao e por isso que sao benfiquistas de segunda ,enfim,uma tristeza ,esta gente quer voltar a ver veigas e companhias,ou entao ser gozado por nao ter dinheiro para ordenados como era no antigamente.ainda me lembro dos pachecos e dos p sousa se pirarem para os lagartos por nao receberem na luz.eu nao vi nenhum jogador a marcar golos no hoquei e virar para a tribuna a pedir dinheiro para comer ,como aconteceu na epoca passada no drag caixa.e mais nao digo

Anónimo disse...

o homem nao pode ter deixado de pagar as cotas uns anos,eu ja nao pago as minhas a um ano devido as deficuldades que me surgiram na minha vida ,e nem por isso deixo de ir ver o benfica e continuar a amar este clube.isto cheira.me a vingança porque nao ha borlas para as claques.tem muita gente nas claques que nem socio sao,e entram com red passes de outras pessoas e nao e por isso que sao benfiquistas de segunda ,enfim,uma tristeza ,esta gente quer voltar a ver veigas e companhias,ou entao ser gozado por nao ter dinheiro para ordenados como era no antigamente.ainda me lembro dos pachecos e dos p sousa se pirarem para os lagartos por nao receberem na luz.eu nao vi nenhum jogador a marcar golos no hoquei e virar para a tribuna a pedir dinheiro para comer ,como aconteceu na epoca passada no drag caixa.e mais nao digo

Anónimo disse...

Já vi que a propaganda do Dr Rangel anda muito activa e perguntar porque é que o jornal do Benfica não dá conta de Luís Filipe Vieira ter recebido o emblema dos 25 anos? E será que esses senhores podem mostrar onde é que o jornal do Benfica noticia que o juiz Rui Rangel recebeu o emblema dos 25 anos? Pobres tristes, nem sequer percebem o ridículo que fazem, com esta miserável invenção contra o Vieira! E querem passar a ideia que Rui Rangel gosta das modalidades, nunca o vi lá sentar o rabo em nenhum dos pavilhões. Um benfiquista que tem tanto orgulho do seu cartão de sócio e do seu número que só agora é que se apercebeu que só se filiou em 1991. Imaginem bem, só agora percebeu que afinal o cartão está mal, 21 anos depois é que percebe que afinal se fez sócio mais cedo e, pasme-se faz de um juiz que esteve na lista de Vale e Azevedo a sua única prova. Rangel está refém de Veiga e refém das muitas dividas que tem na praça…..enfim, este é o senhor que quer recuperar a confiança dos benfiquistas. Nossa senhora Livrai me destes tacheiros

FR disse...

Boas

Joga ontem passei por aqui mas não te dei os parabéns pelo trabalho realizado. Espero que isto consiga chamar a atenção da imprensa eque obrigue o Sr. Luis a vir esclarecer-nos.

Gosto também de ver que os seus apoiantes continuam anónimos por este espaço fora.

Anónimo disse...

Como esta questão (diga-se, muito bem levantada) não irá, previsivelmente, dar em nada, porque é que não se reune um grupo de sócios históricos que coloque publicamente este assunto como questão prévia eleitoral: ou os diferentes candidatos demonstram provas inequívocas da conformidade das suas candidaturas com os Estatutos ou a Assembleia Eleitoral será impugnada nos orgãos próprios? Abraço.

Anónimo disse...

Porra já é o 2º blogue que vejo a falar deste grave assunto, espalhem esta informação porque o caso é muito grave, que facada levei eu agora não estava há espero, estou triste pois apoiei o ainda nosso presidente e nem sei o que dizer, será outro vale e azevedo? O Rangel é um homem sério e bom Benfiquista só não queria o veiga que pertence há sua lista o resto pareceme boa gente, um bem haja a todos os benfiquistas, Fonseca

jvc 007 disse...

aqui vai,eu sou no anonimo jvc 007

Anónimo disse...

Realçar que Veiga nao faz parte da lista de Rangel, apenas esteve presente, como qualquer socio do benfica não pode ser impedido de entrar na Apresentação da lista B.

Anónimo disse...

O gajo e ladrão fora com ele

Anónimo disse...

se bem me lembro quem levou o veiga par ao benfica foi o vieira..

Pedro Martins disse...

Está na altura da mudança e optar por um Senhor com S grande.

Francisco Morais disse...

2 campeonatos em 11 anos não serve para o Benfica. Rua Vieira! VOTA RANGEL!!!

Anónimo disse...

Awesome article.
Have a look at my weblog :: liverpool transfer news sky sports