segunda-feira, 26 de março de 2012

Faça-se Luz sobre o Chelsea

Antes de mais um jogo para as provas europeias, eis a rubrica "Faça-se Luz" que analisa a história e a actualidade do nosso adversário, neste caso o Chelsea.

O Clube

Sorte, Emergência e Declínio

Fundado em 1905, o Chelsea foi desde os primeiros anos da sua vida uma equipa de primeira divisão, mas com algumas passagens pelo segundo escalão do futebol inglês (a mais longa dessas passagens nos anos 20 do século passado). Sem grandes feitos ou conquistas, chega ao ano do seu jubileu e vence surpreendentemente a Liga Inglesa com uma equipa envelhecida e que tinha escapado à justa da despromoção em três das quatro épocas anteriores. Mas como os milagres não acontecem duas vezes, o Chelsea não voltou a ombrear pela conquista do campeonato nos anos seguintes, não alcançando sequer um lugar no top-10 da tabela. Seria despromovido em 1961/1962.
Bastou uma época na segunda divisão do futebol inglês para o Chelsea regressar mais forte e mais competitivo que nunca. Um conjunto de grandes jogadores liderados primeiro por Tommy Docherty e depois por Dave Sexton conseguiu alcançar grandes resultados internos na Liga (3ºs, 5ºs e 6ºs lugares em mais de uma ocasião) mas também nas Taças (FA Cup e na recém-criada League Cup, que venceram e onde foram também derrotados na final) e na Europa (vencedor da Taça das Taças em 1970). No entanto não conseguiram reeditar o sucesso de 1955 e acabaram despromovidos em 1975 para só voltarem a estabelecer-se quase em definitivo dez anos depois.


Consolidação

Entre 1983 e 1996, o Chelsea atravessou uma fase de consolidação entre os grandes do futebol inglês. Em 1983, o treinador John Neal garantiu uma série de aquisições que permitiram aos londrinos vencer a segunda divisão inglesa e assim regressar ao primeiro escalão. Aí se estabeleceram, lutando inclusive pela conquista de Liga em 1986, mas as lesões e os desentendimentos entre a equipa técnica e alguns jogadores levaram a que os blues não só não conquistassem esse campeonato como também provocou a entrada numa espiral negativa de resultados que terminou em mais uma despromoção anos depois. Regressam à Premier League no ano seguinte e conseguem um surpreendente 5º lugar. Na época 1990/91 contratam os famosos Andy Townsend e Dennis Wise, sendo que o último se tornaria numa lenda dos blues, mas falham os objectivos traçados devido a um pobre desempenho na Liga que não valeu mais que o 14º lugar. O Chelsea continuou numa senda de maus resultados no campeonato até surgir o dinheiro dos empresários e dirigentes do clube, Ken Bates e Matthew Harding, presidente e vice-presidente, respectivamente. E com o dinheiro começaram a surgir as primeiras grandes estrelas internacionais: Ruud Gullit, que seria jogador e jogador-treinador nos 3 anos que esteve nos londrinos, Mark Hugues, mítico avançado do United, e Dan Petrescu.


A Renascença Italiana

Sob o comando de Ruud Gullit, o Chelsea tornou-se numa das equipas mais atractivas da Europa não só pelo sexy football praticado mas também porque conseguia trazer para Londres grandes nomes do futebol (Gianluca Vialli, Frank Leboeuf, Gustavo Poyet, Tore Andre Flo, Roberto Di Matteo e a grande estrela, o génio italiano Gianfranco Zola). O capitão da selecção holandesa que conquistou o Europeu de 1988 guiou o Chelsea ao seu primeiro grande troféu em 26 anos, a FA Cup, alcançando também o sexto lugar numa liga inglesa cada vez mais competitiva. Na temporada seguinte, 1997/98, Gullit foi surpreendentemente despedido com o Chelsea em segundo na Liga e nas meias-finais de duas provas importantes (League Cup e Taça das Taças), sendo substituído por Gianluca Vialli, que juntou à tarefa de jogador o cargo de treinador principal. E em apenas 4 meses, Vialli conseguiu vencer a Taça da Liga e a Taça das Taças (a última com golo de Zola), terminando, no entanto, o campeonato no 4º lugar. O Chelsea ganhava dimensão europeia e conquistava a Supertaça no Monaco frente ao Real Madrid. Em 1998/1999, já com o campeão do mundo Desailly no plantel, lidera a Premier League até ao Natal, mas uma série de maus resultados deitaram tudo a perder, acabando a quatro pontos do vencedor United. Ranieri chega ao clube em 2001, depois do despedimento de Vialli, com o objectivo de continuar a senda de bons resultados do antecessor e com a missão de rejuvenescer o plantel. É com o novo treinador italiano que chegam ao clube John Terry (vindo da formação), Frank Lampard, Jesper Gronkjaer e William Gallas, mas os títulos ficam afastados de Stamford Bridge, por culpa também da crise financeira que parecia assolar o a equipa do oeste londrino. Depois de um período entre 1997 e 2001 em que tinha ganho pelo menos um troféu oficial por época, o Chelsea, com Ranieri, não voltaria a pôr o pé em ramo verde no que à conquista de troféus dizia respeito nos dois anos que treinou o clube presidido por Ken Bates.


A Era Abramovich

Fruto da crise financeira supramencionada, Ken Bates decide vender o Chelsea ao multimilionário russo Roman Abramovich. Com dinheiro fresco disponível ao serviço de Ranieri, o Chelsea contrata Glen Johnson, Geremi, Claude Makélélé, Joe Cole e Damien Duff, mas os novos-ricos de Londres acabam por não conseguir nenhum título nessa temporada, ficando aquém dos planos traçados por Abramovich. O segundo lugar na Liga, melhor posição desde 1955 e a meia-final da Champions não foram suficientes para Ranieri salvar a pele. Roman tinha outros planos para o Chelsea e esses planos passavam por um treinador… especial.
José Mourinho chega ao Chelsea depois de uma Taça UEFA e uma Champions League ganhas no Porto, intitula-se de especial e alcança a glória num ápice. O seu Chelsea tem na defesa a sua maior força, concedendo apenas 15 golos em 38 jogos para a Premier League. Ganha o campeonato, ganha a League Cup mas falha na Champions após uma eliminatória muito polémica, que perde para o Liverpool. Na temporada seguinte vence novamente a Liga com um triunfo categórico sobre os rivais do United por 3-0, mas falha na Champions (o grande sonho de Abramovich) e na FA Cup. Na sua terceira e última época completa em Londres, Mourinho não conquista o campeonato devido às inúmeras lesões que assolaram o plantel, mas leva de vencida as duas taças internas caindo nos penalties da semi-final da Champions, uma vez mais aos pés do Liverpool. Duas Premier Leagues, uma FA Cup, duas League Cups, uma Community Shield e duas meias-finais da Champions depois, Mourinho é despedido pelo russo após um mau arranque na época 2007/2008 e na sequência de múltiplos desentendimentos entre equipa técnica e dono do clube. Sendo substituído pelo director para o futebol, o israelita Avram Grant, o Chelsea acaba por perder tudo de forma dramática: o campeonato na última jornada, a Taça da Liga para um Tottenham mediano e a final da Champions para o United nas grandes penalidades com John Terry a falhar o pontapé que daria a vitória.
Abramovich vira-se para Scolari, campeão do mundo pelo Brasil e vice-campeão europeu por Portugal, mas a relação laboral não dura muito, com o Sargentão a ser despedido devido a maus resultados em Fevereiro. Hiddink sucede-lhe, vence a FA Cup mas sucumbe nas meias da Champions aos pés do Barcelona de Ovrebo, naquele que foi um dos maiores roubos da História das provas europeias.
Ancelotti é o escolhido para guiar o Chelsea ao sucesso em 2009/2010 e consegue. Começa bem com a conquista da Community Shield, à qual acrescenta a FA Cup e o campeonato. Falha, no entanto, na Champions League ao ser derrotado pelo Inter de… Mourinho, com os adeptos dos blues a cantarem pelo ex-treinador no seu próprio estádio. Carletto, como era conhecido em Inglaterra, não consegue ganhar nada na sua segunda época em Londres e é despedido. Seguiu-se Villas-Boas e essa história já todos conhecemos.

(clickar no canto inferior direito para ampliar)

O que dizem os Blues?

Como já sabem, fazemos também um questionário que publicamos num dos fóruns mais visitados do clube que defrontamos e esperamos por respostas dos users desse fórum. O nosso obrigado ao kuba9o, crash1337, juan roman e M i s o por terem respondido às nossas questões.

1. Em termos domésticos, esta tem sido uma temporada desapontante para o Chelsea. O que falhou até agora?

crash1337: Nada falharia se tivesse sido tudo bem feito. Por culpa de AVB não estamos a disputar o título com United e City. Ele tentou impôr um futebol rápido e atractivo com um meio-campo velho e a morrer. Quis mudar as coisas demasiado rápido, o que fez com que os jogadores mais velhos não o respeitassem. Os fãs queriam-no fora e os seus desejos tornaram-se realidade. Foi despedido devido aos maus resultados naquilo que foi uma decisão compreensível, sendo que a equipa respondeu bem à demissão.
juan roman: O problema é que os nossos principais jogadores (Drogba, Lampard e Essien) já não são capazes de carregar a equipa, estamos em processo de renovação.
M i s o: Nunca tentamos marcar cedo. Se o tentássemos, ficaríamos por cima durante os jogos. Ou esperamos e depois tentamos marcar um golo tardio. É a receita para o desastre.

2. Os adeptos do United não gostam dos Glazers. Os do Liverpool não gostam dos americanos. E vocês? Gostam de Abramovich?

kuba9o: Se me perguntas pessoalmente, tenho imenso respeito por ele, colocou imenso dinheiro dele no clube e tem todo o direito a fazer o que quiser, mas, por outro lado, a troca constante de treinadores é má para o clube e não é o correcto a fazer quando se quer construir uma equipa.
juan roman: Pessoalmente gosto do Roman, ele está no futebol por paixão como nós, adeptos, não para fazer dinheiro.
M i s o: Ele é o dono, tão simples quanto isto. Acho-o uma boa pessoa, muito interessado em futebol ao contrário de outros. Ele quer que o Chelsea seja grande e que continue a ser grande. Penso que, no entanto, está a ser mal aconselhado, pagando demais por jogadores, oferecendo salários excessivamente altos e tentando ver-se livre dos treinadores demasiado depressa.

3. Tinham grandes expectativas sobre André Villas-Boas? Acham que o insucesso foi mais por culpa dele ou dos jogadores?

kuba9o: Acho que os adeptos do Chelsea, em geral, tinham algumas expectativas sobre André Villas-Boas quando foi designado para o cargo de treinador, nomeadamente quanto a um futebol mais ofensivo e bonito, mas não resultou e agora é passado. Quanto a quem culpar, na minha opinião não há ninguém a culpar, esta temporada tem sido uma enorme confusão e as tácticas de AVB não resultaram aqui no Chelsea e ele é ainda muito inexperiente em termos de lidar com personalidades do nosso balneário.
crash1337: Tinha grandes expectativas, mas desapontou-me massivamente, culpo-o pelo que se tem passado.
M i s o: Eu queria ver o que ele queria fazer. Não o conhecia quando chegou, mas assim que percebi as suas tácticas e objectivos de jogo, descobri que AVB é um génio. Ele queria criar algo extraordinário mas não o deixaram. Devia ter feito uma limpeza e ter trazido quem ele achasse que se adequaria à sua filosofia, tal como Guardiola e Mourinho fazem. Culpo os jogadores e a restante equipa técnica.

4. Alcançaram a 7ª presença nos quartos-de-final nos últimos 9 anos, provavelmente o melhor registo na Europa. Acham possível conquistar a Champions League este ano?

kuba9o: Temos sido lixados imensas vezes, ganhar a Champions League é o nosso maior sonho, mas acredito que temos uma espécie de maldição que não nos deixa ganhá-la.
crash1337: Acredito que a nossa velha guarda tem uma última hipótese. Vão esforçar-se muito para alcançar a performance que permita vencer.
juan roman: O meu coração diz que sim, mas o meu cérebro diz que não conseguimos.

5. Di Matteo é um histórico do vosso clube, mas não parece estar à altura da responsabilidade de treinar o Chelsea. Acham que se vai manter como treinador principal para 2012/2013? E se não, quem será a escolha de Abramovich?

kuba9o: Se Roberto Di Matteo ficar no top-4, conquistar a FA Cup e chegar às meias da Champions League, irá ficar. Se não, talvez Mourinho regresse.
juan roman: Não acho que RDM será o treinador principal para a próxima temporada a menos que, milagrosamente, ganhe a Champions League. O Roman gosta de treinadores mais da moda, como Guardiola e Mourinho. Se falhar, vira-se para Hiddink.
M i s o: Não, não creio que vá ser o próximo treinador. Não o vejo a fazer nada além de deixar os jogadores praticarem um estilo de futebol antiquado. Ele tem ainda muito que melhorar. Não o consigo imaginar como treinador principal. Não tenho, contudo, ideia de quem é que Abramovich vai contratar. Gostaria que fosse o Bielsa, já que o Klopp rejeitou oficialmente a possibilidade de ser o treinador. Bielsa seria o melhor e o mais realista possível. Mourinho seria óptimo, mas é irrealista neste momento.

6. No campo, quais são os pontos fortes e fracos do Chelsea?

crash1337: Temos muitos jogadores experientes e imensos jovens talentosos neste momento. Alcançámos um equilíbrio perfeito entre experiência e juventude. A nossa maior fragilidade tem sido o facto de relaxarmos e a tendência para perder o domínio de jogo quando chegamos à liderança. Podemos dizer que é mais um problema da equipa técnica que dos jogadores.
juan roman: A maior força é a força física especialmente pelo ar. Como fraqueza vejo a falta de extremos.
M i s o: Os pontos mais fortes são a experiência e a força física. As fraquezas são a falta de criatividade, movimento, desejo em querer a bola e avançar para marcar golos.

7. Qual a vossa opinião sobre David Luiz e Ramires? Estão satisfeitos com as contratações ou acham que foram demasiado caros?

kuba9o: David Luiz e Ramires são ambos duas aquisições fantásticas, dois jogadores fantásticos. Talvez o valor pago pelo David Luiz tenha sido ligeiramente exagerado, mas a longo-prazo vai ser justificado.
crash1337: São ambos óptimos, valem o que pagámos por eles.
juan roman: São ambos grandes aquisições. O David Luiz é um jogador de classe mundial, o Ramires é bom mas acho-o tecnicamente menos capaz, ainda assim um bom jogador.

8. Qual o vosso melhor jogador? E o pior (de entre os prováveis titulares)?

kuba9o: Os melhores jogadores do onze inicial são Ivanovic, Ramires, Mata e Sturridge. Os piores são Meireles, Malouda e Bosingwa.
crash1337: Os nossos jogadores mais produtivos esta temporada têm sido o Mata, Lampard, Sturridge e Ramires. David Luiz e Ivanovic também têm impressionado na defesa. Por outro lado, não estou agradado com Meireles, Bosingwa e Malouda.
M i s o: Os centrais são os melhores. O pior depende da capacidade de o Benfica explorar as fragilidades. Se forem bons, conseguirão fazer com que Drogba e Lampard desapareçam.

9. Qual a vossa opinião acerca do futebol português? O que conhecem do Benfica?

kuba9o: Conheço pouco do futebol português, mas, do que sei, é óptimo ver as equipas portuguesas a jogarem, pois são rápidas, tecnicamente evoluídas e com bom ambiente. Para ser sincero, só tive conhecimento do Benfica depois de saber que estávamos interessados no Ramires.
crash1337: Sigo sempre que posso, especialmente por causa do Porto. O Benfica é uma grande equipa, com muita História, a meu ver a segunda melhor em Portugal neste momento. Apesar disso, não gosto da maioria dos seus adeptos pois têm-se comportado de forma muito arrogante e desrespeitosa para com a nossa equipa e os nossos adeptos.
M i s o: Não conheço muito. Têm alguns jogadores bastante bons, mas não sigo as equipas ou a Liga. Acompanho uma vez por outra, por acaso.

10. Se pudessem contratar um jogador do Benfica (e acredito que podem…), quem escolheriam?

crash1337: Garcia, Gaitan, ou Witsel, gosto deles por igual, para ser honesto.
juan roman: Nico Gaitan, destruiu Evra na Champions League. Ouvi dizer que Mourinho está a seguir Witsel, por isso deve ser bom jogador também apesar de não o ter visto ainda.
M i s o: Se tivesse de escolher um, seria o Gaitan.

11. Qual será o onze titular do Chelsea na Luz?

kuba9o: Cech, Ivanovic, Luiz, Terry, Cole, Essien, Ramires, Lampard Mata, Sturridge, Drogba/Torres
juan roman: Cech, Ivanovic, Luiz, Terry, Cole, Mikel, Lampard, Meireles, Mata, Ramires, Torres.
M i s o: Cech, Cole, Terry, Luiz, Ivanovic, Mikel, Lampard, Meireles, Mata, Drogba, Ramires. Será este o onze inicial, provavelmente. Não o escolheria, mas será o que o RDM elegerá em princípio. Espero que escolha o Torres, prefiro pressão no ataque.

12. Prognósticos para ambos os jogos?

kuba9o: 1-1 na Luz, 3-0 em Stamford Bridge
crash1337: 1ª mão: 1-2 ou 2-2; 2ª mão: 3-1 ou 4-1, para ser sincero, penso que vamos sofrer golos em ambas as mãos. Não temos estado bem defensivamente esta época.
juan roman: Espero que o Chelsea ganhe, mas será difícil.


P.S. Um agradecimento muito especial ao Frank James, do fórum Ser Benfiquita, que possibilitou que estes questionários fossem entregues e respondidos em tempo útil.

5 comentários:

Francisco disse...

Foi só para o tacho :P


Agora a sério, não tem nada que agradecer, fico triste por não ter feito mais, apenas isso. É sempre um gosto ajudar.


A rúbrica é excelente e o post é muito bem conseguido. Muitos parabens!

Enorme abraço e... Faça-se luz!

Anónimo disse...

1. Grande post! Não só na extensão, mas na qualidade.
2. Estou convicto de que ainda não é desta vez que o Chelsea irá ganhar a Liga dos Campeões. E mais, considero que o Benfica tem possibilidades de eliminar esta equipa do Chelsea. Se jogar com a mesma concentração e empenho com que jogou na Luz contra o Zenit, o Benfica ultrapassará o Chelsea.
3. Curioso é o facto de os adeptos do Chelsea considerarem negativo as constantes mudanças de treinadores. É óbvio para o adepto comum, mas não para o dono do clube!
MM

Anónimo disse...

A título de curiosidade e tomando em consideração os dados do power point deste post, o número de jogadores d os plantéis dos dois clubes é quase idêntico: o Chelsea tem apenas mais um jogador. No entanto, o Benfica tem pelo menos 4 jogadores que pouco ou nada jogaram e, por isso, não contam para estes 2 jogos da Liga dos Campeões: André Almeida, Luís Martins, Ruben Pinto e Yannick (apesar de já estar recuperado, não acredito que seja opção). Como o Garay continua lesionado, as opções de Jesus restringem-se, na melhor das hipóteses, a 20 jogadores. Para além disso, existem outros jogadores que raramente fazem parte da convocatória. Deste modo, pode-se, assim, concluir que o leque de opções é algo reduzido, tornando o jogo da equipa algo previsível e levando a que os jogadores que são sistematicamente utilizados comecem a apresentar sintomas de cansaço. Esse é, para mim, o problema do Benfica deste momento da época.
MM

John Wakefield disse...

Fantástico post... Pode parecer cansativo lê-lo, mas não é...

jose garcia disse...

Excelente post.